quinta-feira, 13 de janeiro de 2011


Cooperativa de Catadores de BM comemora bons resultados

Coopcat fechou o último mês do ano alcançando a marca de cerca de 106 toneladas

Foto: Paulo Dimas
            Os cooperados da Coopcat (Cooperativa de Catadores de Barra Mansa) estão começando o ano de 2011 com motivos para comemorar. É que um balanço divulgado pela Coordenaria de Resíduos Sólidos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), apontou que a Coopcat encerrou dezembro superando a previsão de alcançar a marca de 100 toneladas no último mês de 2010. Segundo Jackson Rabelo, coordenador de Resíduos Sólidos, foram coletadas cerca de 106 toneladas de material reciclável nesse período, o que representa um aumento de mais de 50%, se comparado com dezembro de 2009, quando a coleta chegou a 52 toneladas.
             - Assumimos o compromisso com o prefeito Zé Renato de fecharmos o mês de dezembro com até cem toneladas de material reciclável. Mas nossas equipes se empenharam e conseguiram ultrapassar essa marca, que foi 50% maior do que dezembro  de 2009. Para a cooperativa isso tem um valor muito grande porque, na mesma medida em que evitamos que esse material seja despejado no meio ambiente, também mantemos a limpeza urbana e geramos emprego e renda para os catadores, que têm um faturamento médio de R$ 720 por mês – informou o coordenador, ao acrescentar que, atualmente, a Coopcat possui 88 cooperados.                                       
            Para o prefeito Zé Renato, essa é uma marca importante para o trabalho da cooperativa. Ele ressalta que, hoje a coleta de materiais recicláveis é dividida em três vertentes: lojas, supermercados e vias públicas; empresas e indústrias; e residências e condomínios, por meio do projeto “Porta a Porta”, que já atende a 26 bairros da cidade, com o objetivo de fortalecer o programa de coleta seletiva do município.
            - O programa 'Porta a Porta' contribuiu muito para que a Coopecat superasse sua meta de coleta para o mês de dezembro. É com grande satisfação que divulgamos a marca de 106 toneladas no mês passado que, além de ter aumentado a renda dos catadores, ainda colaborou com a preservação do meio ambiente evitando que os materiais recolhidos fossem  jogados nas ruas – comentou o prefeito.
            Quem quiser descartar materiais que possam ser reciclados pode procurar a Coopcat de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas, na Avenida Presidente Kennedy, nº 3.050, Ano Bom, ou entrar em contato pelo telefone (24) 3322-5206.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)