sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


Hospital de Campanha começa a funcionar em Teresópolis

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) montou, em Teresópolis, o Hospital de Campanha do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, para ajudar no atendimento às vítimas de deslizamentos na Região Serrana fluminense.

A unidade, com cinco leitos, foi montada próximo à UPA e à Prefeitura local. Ali, serão atendidos tanto os pacientes com ferimentos menos graves, quanto aqueles em estado mais grave, para que, depois de estabilizados no Hospital de Campanha, possam seguir para outra unidade capacitada a atender casos de maior complexidade.
Estão trabalhando no Hospital de Campanha 10 médicos, sendo cinco socorristas do Corpo de Bombeiros, e cinco clínicos gerais civis, mais quatro técnicos em enfermagem e dois enfermeiros. Como a unidade está localizada próxima à UPA, se algum paciente necessitar de exames, esses exames serão feitos na unidade 24 horas.
Outra frente de ação da Secretaria de Saúde no atendimento às vítimas das chuvas é com relação à prevenção de doenças como a leptospirose e diarréias, que geralmente surgem após grandes enchentes. Uma equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde está atuando diretamente nas comunidades afetadas. A missão do grupo, que conta, entre outros profissionais, com sanitaristas e infectologistas, é falar com os moradores sobre os cuidados a serem tomados. Além de conversar com as pessoas, os técnicos estão distribuindo cartilhas produzidas pela secretaria.
As cartilhas trazem informações sobre como ocorre a transmissão das doenças, como deve ser feita a limpeza das casas depois que as águas baixarem, o que deve ser feito com alimentos que foram molhados pelas águas da enchente e como deve ser tratada a água usada para beber e lavar os alimentos.
- O objetivo é orientar a população sobre cuidados para evitar doenças e sobre onde procurar ajuda quando apresentar os sintomas - explica o superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Alexandre Chieppe.
Além disso, os técnicos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde estão visitando os abrigos para onde estão sendo levados os desalojados e desabrigados, para avaliar as condições sanitárias destes espaços. Eles também vão capacitar profissionais que atuam na rede básica (composta pelos postos de saúde municipais) e hospitais para o atendimento aos possíveis doentes.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)