quarta-feira, 5 de janeiro de 2011


Resende: Serviços de limpeza mobilizam 60 funcionários

Vários bairros estão sendo atendidos neste início de ano


            A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, está intensificando o trabalho de limpeza da cidade em função das chuvas para garantir à população uma cidade mais limpa e livre dos transtornos causados pelo mato alto. Para realizar essa operação, 60 operários, divididos em oito grupos de trabalho, foram mobilizados. Eles estão atuando nos bairros Vila Santa Isabel, Manejo, Novo Surubi, Cabral, Fazenda da Barra III, Avenida Juscelino Kubitscheck (Itapuca) e Avenida Coronel Mendes (Manejo), onde realizam serviços como retirada de entulho, capina, roçada e pintura de meio-fios.
A secretaria também conta com equipes nos bairros Cidade da Alegria e no Surubi Velho destinadas à retirada de entulhos, trabalho para o qual se encontram mobilizadas duas máquinas e quatro caminhões. De acordo com o secretário titular da pasta, Marcial Correa, o serviço de roçada está recebendo uma maior atenção neste período de chuva, quando o mato costuma crescer mais rapidamente.
- A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza este trabalho durante todo o ano, em toda a cidade, de acordo com num cronograma previamente estabelecido, mas em função da necessidade as equipes podem ser remanejadas para aqueles locais que apresentam problemas provocados pela chuva. Já nos centros comerciais, como Campos Elíseos, o serviço é realizado de forma permanente – destacou Marcial Correa.
O secretário salientou ainda que a Prefeitura executa a limpeza nas vias públicas, mas o maior problema enfrentado pelo Município é com os terrenos particulares, principalmente nos bairros novos, onde os proprietários não realizam a limpeza dos seus imóveis, gerando com isso constantes reclamações por parte da população.
- Muitas vezes a pessoa compra o terreno e não cuida da área adquirida. A Prefeitura não pode realizar capina nestes imóveis, pois o serviço é de responsabilidade do proprietário. O Serviço de Vigilância Sanitária do Município tem atuado nesse sentido, aplicando multas aos donos de propriedades em estado de abandono, onde são encontrados focos do mosquito transmissor da dengue. Existe uma legislação específica para este fim. Essa é uma forma de prevenir a dengue e outras doenças, além de coibir o abandono do terreno, já que a multa pode variar de R$ 200 a R$ 3 mil – explicou o secretário.
Outra forma de manter Resende limpa tem sido a instalação de lixeiras em vários pontos da cidade. Desde o final do ano passado a secretaria está trabalhando na colocação de 500 lixeiras, que já podem ser encontradas em Campos Elíseos, Jardim Jalisco, Centro, Avenida Coronel Mendes, e na Cidade da Alegria. Até abril elas estarão instaladas também no Parque Ipiranga, Bairro Comercial e em todos os pontos de ônibus da área urbana.
- Nossa previsão é de comprar mais mil lixeiras em 2011 para atender todo o município. Essa é uma determinação do prefeito José Rechuan para que as pessoas tenham onde jogar o lixo sem deixá-lo nas vias públicas, diminuindo com isso o risco de entupimento de bueiros. Infelizmente, já temos algumas das lixeiras depredadas pela ação de vândalos – lamentou, apelando à população para que cuide das lixeiras.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)