quinta-feira, 6 de janeiro de 2011


Trânsito: Prefeitura de Resende instalou quase 400 placas de sinalização em 2010

Relatório aponta novos sinais luminosos e mais faixas para pedestres


            Em 2010, a Prefeitura instalou 385 placas de sinalização no trânsito da área urbana de Resende, pintou novas faixas para a travessia dos pedestres, vistoriou 170 veículos que prestam serviços à população no setor de transporte e realizou centenas de atividades educativas com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes no sistema viário da cidade. As informações fazem parte do relatório das ações promovidas no ano passado pela Superintendência de Transporte e Trânsito do Município.
            O prefeito José Rechuan (DEM) destacou a importância das atividades realizadas por meio da Superintendência no sentido de assegurar a eficiência das modificações implementadas no sistema viário de Resende. As modificações no trânsito representaram a primeira etapa do Projeto Urbano Humano, cuja coordenação é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura.
 Implantado em novembro de 2009, o projeto teve prosseguimento no ano passado com as obras de revitalização da Avenida Nova Resende (Campos Elíseos), da Praça Oliveira Botelho (Centro Histórico) e da Praça da Bandeira, localizada em frente à Estação Ferroviária de Campos Elíseos.
            - Reafirmamos que o Projeto Urbano Humano tem como proposta tornar realidade a construção de uma cidade que ofereça condições de uma vida mais saudável à população. As modificações no trânsito estão entre as ações planejadas para se alcançar este objetivo. É fundamental destacar que as mudanças no sistema viário visam à segurança de todos: motoristas, ciclistas e dos pedestres. A maior demonstração de que estamos realmente comprometidos com a segurança das pessoas é a quantidade expressiva de ações nas áreas de sinalização colocada em prática no ano passado – disse Rechuan.
            Segundo o superintendente de Transporte e Trânsito do Município, Roque Cerqueira, no ano passado a Prefeitura instalou 300 placas com nomes de ruas, avenidas e praças da cidade, além de 85 placas de sinalização para motoristas e pedestres. Foram implantadas ainda 12 novas faixas de pedestres e realizados serviços de manutenção em outras 43 faixas.
 Através da Superintendência, a Prefeitura realizou também a pintura de mais de quatro quilômetros de faixas de sinalização para motoristas. Roque destacou a instalação de novos sinais luminosos como outra ação fundamental para a eficiência das medidas implantadas no trânsito. Os sinais, com tempos específicos para a passagem de pedestres, foram instalados na Praça da Concórdia, na Avenida Nova Resende e no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Alfredo Whately, próximo ao Colégio estadual Olavo Bilac.
Quanto às vistorias nos veículos que prestam serviços na área de transporte em Resende, a Superintendência fiscalizou 104 táxis, que este ano passaram a contar com adesivos informando aos passageiros o número da Ouvidoria do Município para recebimento de reclamações, sugestões e elogios; 17 veículos responsáveis pelo transporte escolar na zona urbana; 33 veículos encarregados de transportar estudantes residentes nas comunidades rurais e 62 veículos que prestam serviços por meio do sistema de fretamento. O número da Ouvidoria do Município é 0800 889 0808 e as ligações podem ser feitas de qualquer telefone.
- A realização destas vistorias teve como meta garantir a segurança das pessoas que se utilizam destes sistemas de transporte. Desde o início da administração do prefeito José Rechuan, em janeiro de 2009, estas vistorias têm sido uma das prioridades da área de transporte e trânsito da Prefeitura para evitar a ocorrência de acidentes – disse Roque.  

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)