quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


 Carnaval de Piraí dará vez  a marchas e samba enredo

     Liberada a mais esperada programação de carnaval, o de Piraí, considerado o melhor, mais animado e mais tranqüilo do Sul Fluminense e que este ano tem como uma das suas principais novidades o resgate do lado mais tradicional de festa - as músicas de carnaval.


 O Secretário de Esporte e Lazer e presidente da Comissão Organizadora,  Dimitrius Vidal Silva, confirmou a notícia, que já circulava nas redes sociais: diariamente, após as matinês, um trio elétrico percorrerá ruas do centro da cidade arrastando os foliões no embalo de marchinhas e sambas que fizeram do carnaval uma das mais importantes festas populares do mundo.
“O reencontro com as músicas de carnaval tem sido a tônica dos últimos anos. Em todos os lugares, o carnaval de rua vem sendo incentivado, como ocorre atualmente no Rio de Janeiro, que organiza o melhor carnaval do mundo. Este ano, mais de 500 blocos desfilarão na Cidade Maravilhosa ao som de marchinhas e sambas, principalmente, numa tentativa de resgate das tradições. Percebe-se que os foliões estão querendo a volta das músicas que marcaram época nos carnavais e Piraí vai dar sua contribuição nesse sentido: reencontrar o que era bom e estava sendo esquecido. Vamos dar condições para que a tradicional música de carnaval volte a ter espaço também na festa popular mais importante do país, ao lado de outros tipos de música”, afirmou o Secretário Dimitrius Silva.
O  slogan deste ano será Carnaval de Piraí, a Alegria Está aqui, e como é tradição há mais de duas décadas, os cinco dias de festa serão abertos na sexta-feira, 4 de março, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo Cesinha , para, logo em seguida,  começar o desfile da Banda do Rolo, que se apresentará pelo 26º ano consecutivo. Marca do Carnaval de Piraí, a Banda do Rolo foi fundada pelo atual Prefeito, Arthur Henrique Gonçalves ferreira, Tutuca, que mais uma vez, como faz todo ano, estará à frente puxando a multidão de foliões.
“A Banda do Rolo é a cara do carnaval de Piraí: ninguém precisa de fantasia para brincar e se divertir, basta entrar no bloco e extravasar toda animação. A Banda é democrática. Qualquer um pode entrar, pois essa é a finalidade do bloco, que está sendo mantida desde  quando foi criado”, afirma o Prefeito Tutuca.
O Prefeito Tutuca é também o criador de um segundo bloco, o Rola Cansada, que sai sempre aos domingos, no início da noite, igualmente arrastando milhares de pessoas.
“O objetivo do Rola Cansada é o mesmo da Banda do Rolo. Foi criado para animar as tardes de domingo, numa época em que nesse dia não havia bloco nessa hora. Hoje, virou tradição”, acrescenta Tutuca.  Tanto a Banda do Rolo como o Rola Cansada são puxados por banda com instrumentos de sopro, que tocam apenas marchinhas e sambas enredo.
Além da Banda do Rolo e do Rola Cansada, outros 15 blocos estão programados para se apresentar durante os cinco dias em Piraí: Cachorrão, Los Tigres, Alegria-Alegria, Hotel Colonial, Piravascão, Micareta do Já É, Sossego, Coração Tricolor, Cabeça Quente, Nação Rubro-Negra, Acelera e fechando, como faz há mais de 20 anos, o tradicional Pinga in Nóis, com seus bonecos gigantes representando figuras da história de Piraí, criado pela atual Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Sheila Valle.
Os desfiles de blocos, a partir de sábado, começarão sempre às 21 horas. Logo em seguida serão realizados os bailes noturnos, com a banda Mistura Carioca, que também tocará nas matinês de domingo, segunda e terça-feira e ainda organizou um bloco, que se apresentará no sábado. A Comissão Organizadora do Carnaval vai agir com rigor na  fiscalização do horário de entrada dos blocos na pista, para que não atrasem muito seus desfiles, como aconteceu no ano passado, o que acaba prejudicando o resto da programação. Está sendo estudada a possibilidade de punição para os que desrespeitarem o horário de desfile.
O objetivo da Comissão é evitar que haja um longo e desgastante intervalo entre a passagem do trio elétrico que desfilará após as matinês e o início da apresentação dos blocos, o que acaba gerando cansaço e desconforto para o público que ocupa a rua para assistir aos desfiles.
“Vamos insistir com os organizadores dos blocos para que evitem atrasos muito grandes, porque além de ser desgastante para o público acaba atrapalhando o restante da programação”, explicou o Secretário Dimitrius Silva, informando ainda que as ruas devem começar a ser ornamentadas no dia 21. A ornamentação é de autoria do figurinista Gebran Smera.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)