quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


Guarda Municipal de Barra Mansa recebe orientações da Polícia Civil

Palestra foi sobre “Preservação do Local do Crime”


            Cerca de 40 guardas municipais participaram na manhã desta terça-feira, dia 15, de uma capacitação no auditório da Casa dos Advogados (OAB) de Barra Mansa. A palestra sobre “Preservação do Local do Crime” foi ministrada pelo delegado da 90ª DP, Georges Toth Junior, juntamente com três peritos criminais. De acordo com o delegado, a idéia é que a Guarda Municipal (GM) possa contribuia com a Justiça com conhecimento técnico.
            - A capacitação visa orientar os guardas quanto às primeiras investigações, as providências adotadas, o que eles precisam fazer num primeiro contexto de forma a ajudar a Polícia Civil. Os guardas municipais normalmente são os primeiros a chegar no local do crime que pode ser numa repartição pública, no trânsito, em casos de arrombamento de escolas, secretarias, entre outras ações. Com conhecimento técnico, os guardas sabem o melhor procedimento a tomar, o que ajuda e facilita a Polícia Civil na hora de desvendar os crimes – comenta o delegado.
            O comandante da GM de Barra Mansa, Carlos Natanael Geremias, explica sobre a capacitação. “A cada dia crescem as atribuições da Guarda Municipal. Nos deparamos com várias situações e é importante termos conhecimento e competência para agir nestes momentos. Muitas das vezes os guardas municipais são os primeiros agentes públicos a chegar no local do crime. Esta capacitação visa dotar a GM de conhecimento técnico para proceder de acordo com as situações do dia-a-dia. Além do aprendizado, há uma maior interação das forças municipais com os órgãos estaduais de segurança pública”, reforça Natanael, ao acrescentar que as informações serão passadas, em outro momento, para os demais guardas municipais.
            O prefeito Zé Renato parabeniza a atuação conjunta dos órgãos de segurança pública e reforça a importância de capacitações como esta. “Como presidente do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) sempre vou defender a união de esforços dos órgãos de Segurança Pública na prevenção da violência e combate ao crime. São muito importantes capacitações como esta que visam enriquecer as forças municipais com conhecimento técnico. Com informação e aprendizado, as ações são mais focadas e eficazes”, comenta o prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)