quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Jovens de até 24 anos podem se imunizar contra Hepatite B

Anteriormente vacina era disponibilizada para pessoas com até 19 anos


A Prefeitura de Barra Mansa já está disponibilizando em todas as unidades de saúde vacinas para a imunização contra a Hepatite B para jovens com idade até 24 anos. Anteriormente, a vacina era disponibilizada apenas para pessoas com até 19 anos, mas a faixa etária foi estendida pelo Ministério da Saúde no mês de janeiro e começou a valer em fevereiro. De acordo com o prefeito Zé Renato, Barra Mansa está atendendo a uma recomendação do Ministério da Saúde e espera que a população se conscientize para aproveitar a oportunidade.
- O Ministério da Saúde nos comunicou e enviou as doses da vacina e já estamos disponibilizando em todas as unidades de saúde. Esperamos que os jovens entendam a importância de se imunizar contra a Hepatite B e que procurem a unidade de saúde mais próxima – destacou.
A enfermeira responsável pela imunização, América Vanuza de Oliveira Leite, explicou como a doença é transmitida e o porquê da vacinação ter sido estendida para os jovens de 24 anos. “A transmissão da doença pode acontecer através de agulhas e instrumentos contaminados utilizados em tatuagens e colocação de piercings, através de relações sexuais sem o uso de preservativos, por seringas e agulhas contaminadas, principalmente por compartilhamento entre usuários de drogas, ou durante o parto, por exemplo. Ou seja, muitas situações que destaquei são comuns também nesse público de 19 a 24 anos", explicou, destacando ainda que a infecção pode ocorrer em recém nascidos, quando a mãe é portadora do vírus ou teve infecção durante a gestação, através de instrumentos cortantes não esterilizados corretamente como alicates de unha, espátulas, aparelhos de barbear, entre outros, e ainda por meio de transfusão de sangue não examinado.
A imunização contra a Hepatite B é feita em três doses - a segunda com um mês de diferença da primeira e a terceira com seis meses de intervalo da segunda. A vacinação foi incorporada às vacinas que não precisam de campanha e estão disponíveis durante o ano inteiro nos postos de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)