quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Cardápio em Braille nas escolas municipais

70 cardápios serão produzidos pela E.M. para Deficientes Visuais – Centro de Apoio Pedagógico (CAP)



Para promover a acessibilidade e independência dos deficientes visuais, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está lançando nas 70 unidades escolares do município, o cardápio da merenda escolar em Braille. A idealização do projeto é da própria secretária Luciane Rabha, por recomendação do prefeito Tuca Jordão.
A secretária informou que, já em abril, a rede poderá ter em seus refeitórios a novidade. Os 70 cardápios serão produzidos pela Escola Municipal para Deficientes Visuais – Centro de Apoio Pedagógico (CAP), que já utiliza o Braille em diversos materiais pedagógicos e auxilia a vida de 90 alunos, como o estudante Bruno Fontes de Oliveira, de 26 anos, que é um aluno surdocego.
“Eu estou no CAP desde 2006, e aprendi, ali, a ler em Braille. Hoje, também sou estudante do Cederj, do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação da UFF, e, apesar de morar no Parque Mambucaba e ter uma rotina apertada, enfrento o que for necessário para estudar”, contou Bruno, que é um exemplo de superação, pois além das deficiências também tem diabetes. 
“Ele mesmo se aplica insulina, três vezes ao dia. Faz coisas sozinho que nos ensinam a não reclamar de nada em nossa vida”, disse a diretora do CAP, Thereza Cristina Lacerda.
Segundo a secretária de Educação, Luciane Rabha, mesmo as escolas que não têm alunos deficientes visuais ganharão um exemplar do cardápio.
“A secretaria tem o objetivo de promover a cada vez mais a independência dos alunos com deficiência e trazer a realidade da acessibilidade para mais perto deles”, explicou ela.
A rede municipal tem cerca de 107 alunos deficientes visuais, distribuídos em diversas escolas, mas, só no CAP, estão 90 deles. “Temos desde bebês de dois meses até idosos de 83 anos”, contou  a diretora da unidade, Cristina Lacerda. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)