quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Mais de um milhão de eleitores podem ter o título cancelado

Também não estão sujeitos ao cancelamento os títulos dos eleitores portadores de deficiência que impeça o cumprimento das obrigações eleitorais.


Cerca de 1,4 milhão de eleitores brasileiros que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título cancelado, segundo levantamento da Justiça Eleitoral divulgado nesta quarta-feira. Para regularizar a situação, os eleitores têm até o dia 14 de abril para comparecer ao cartório eleitoral mais próximo.
Os eleitores faltosos podem conferir sua situação no site do TSE (www.tse.jus.br), na opção ’’Serviços ao eleitor’’. De acordo com o TSE, o eleitor que deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesmo eleição contabiliza duas faltas.
Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de títulos sujeitos a cancelamento, com 131.098, ficando atrás de São Paulo (350.816) e Rio de Janeiro (140.339). Em 2009, foram cancelados 551.456 de documentos daqueles eleitores que completaram, nas eleições municipais de 2008, três eleições sem votar ou justificar a ausência.
O TSE alerta que, sem o título eleitoral, o cidadão fica impedido de tirar passaporte e carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e conseguir alguns tipos de empréstimos e inscrição. A irregularidade também pode gerar dificuldades para nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral.
Não estão sujeitos a cancelamento os eleitores para quem o voto é facultativo: analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos.  

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)