terça-feira, 1 de fevereiro de 2011


Produção nacional de petróleo e gás cresceu 10% em dezembro

Petrobras e companhias privadas extraíram em média recorde de 2,61 milhões de barris diários. Estatal respondeu por 92% do total


Com 298 concessões da Petrobras e de empresas privadas, o Brasil aumentou a extração de petróleo e gás natural em 10% entre dezembro de 2009 e o mesmo mês de 2010. Relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP), divulgado no início da tarde desta segunda-feira (31), mostra que a produção passou de 2,37 milhões de barris por dia para 2,61 milhões de barris diários de óleo equivalente neste período - um novo recorde da indústria petrolífera nacional.
A produção de petróleo somou 2,18 milhões de barris diários, num avanço de 9,1%, de acordo com a reguladora. Já a extração de gás natural cresceu 14,5% e alcançou 69 milhões de metros cúbicos diários.
O acréscimo de 110 mil barris por dia de petróleo e gás ocorreu graças a maior produção nos campos de Jubarte e Cachalote, no litoral capixaba, e Marlim, na bacia de Campos, litoral fluminense. O campo de Roncador, na bacia de Campos, foi maior produtor de petróleo. Manati, na Bahia, foi a área que mais extraiu gás natural.
Liderança
A Petrobras respondeu pela produção de 92,5% de toda a produção de óleo e gás. Outras 20 empresas produziram, juntas, 192 mil barris de petróleo. Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, três são operados por empresas estrangeiras - Frade (Chevron), Ostra (Shell) e Polvo (Devon).
A anglo-holandesa Shell foi a segunda empresa no ranking de produção de óleo e gás, com extração de 47,5 mil barris de óleo equivalente.  A americana Chevron, a brasileira Queiroz Galvão Manati e a americana Devon figuram, nesta ordem, entre os maiores produtores após a Shell.
O Rio de Janeiro produziu 77,1% de todo o petróleo extraído no País. O segundo maior produtor foi o Espírito Santo, com 12,9%.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)