sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


Profissionais prontos para o mercado de trabalho em Barra Mansa

Aulas práticas do curso de solda serão concluídas nesta sexta-feira


             Foram iniciadas na noite desta terça-feira, dia 8, no Parque da Cidade, as aulas práticas do curso de soldador, promovido em parceria entre a Prefeitura, Sine (Sistema Nacional de Emprego) e Secretaria do Trabalho do Estado, com apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). As aulas fazem parte do processo de conclusão do curso, iniciado no final do ano passado com o objetivo de oferecer qualificação aos trabalhadores de Barra Mansa.
            Para o prefeito Zé Renato, é uma grande satisfação ver a conclusão do curso de soldador, uma vez que o município teve a oportunidade de capacitar profissionais para atenderem ao mercado de trabalho.
            - Buscamos qualificar os trabalhadores da nossa cidade para que tenham possibilidade de aumentar sua qualidade de vida. Sabemos que muitas empresas deixam de contratar por falta de mão-de-obra qualificada, por causa disso nossa preocupação em fechar parcerias que visam a capacitação dos trabalhadores da nossa cidade. Desde já esperamos que o curso tenha sido muito positivo e desejamos boa sorte a todos que participaram das aulas – salientou o prefeito, ao informar que o curso de soldador foi voltado para pessoas com idade acima dos 18 anos.
            De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris – que acompanhou a primeira aula prática – a meta do município em atingir mil capacitações em 2010, por meio da Comissão Municipal de Emprego, foi alcançada. No entanto, ele ressalta que a demanda da cidade é muito grande e que a Prefeitura vem trabalhando e buscando parcerias para que um maior número de pessoas sejam atendidas.
             - Nos cadastros da nossa Comissão de Empregos podemos ver quais são as demandas do município, tanto em relação ao empregador, quanto ao morador que está em busca de uma oportunidade. Diante das dificuldades em conseguir mão-de-obra qualificada nós procuramos parcerias com o Governo do Estado e empresas e temos conseguido bons incentivos para capacitar nossa população. Um exemplo disso é esse curso de solda que, apesar de ter um custo alto no mercado, conseguimos oferecer gratuitamente por meio de parcerias – explicou o secretário.
            De acordo com o coordenador da agência do Sine/BM, Vicente Reis, a turma do curso de soldador conta com 30 alunos, que tiveram as aulas teóricas ministradas na  unidade por um instrutor do Rio de Janeiro. O curso teve duração de 200 horas e as aulas foram realizadas de segunda a sexta-feira, das 17 às 22 horas. “As aulas práticas já devem ser concluídas nesta sexta-feira, dia 11, e, a partir de agora, o Sine dará o apoio que for necessário para ajudar esses profissionais a garantirem uma vaga no mercado de trabalho, já que esse é o nosso principal objetivo”, finalizou o coordenador. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)