terça-feira, 15 de março de 2011


Postos de Saúde de Porto Real recebem novos equipamentos odontológicos

Modernização dos consultórios foi compromisso de campanha de Jorge Serfiotis em 2008


            O setor odontológico de Porto Real ganhou mais um reforço nos últimos dias com a instalação de novos equipamentos nos postos do Programa Saúde da Família (PSF’s) do Novo Horizonte, Bulhões, Freitas Soares e Jardim Real. As aquisições representam um compromisso de campanha assumido pelo prefeito Jorge Serfiotis (DEM) durante as eleições municipais de 2008.
            Cada uma das quatro unidades recebeu uma cadeira odontológica, que comporta refletor, cuspideira, equipo com quatro pontos (onde ficam os motores), dois mochos (cadeiras do dentista e auxiliar), compressor de ar e clave. Além disso, serão instalados, junto aos equipamentos, sistema de ultrassom e mesas auxiliares com gavetas.
            Ao falar das novas aquisições, o prefeito Jorge Serfiotis foi enfático: “As melhorias nos serviços odontológicos do município têm um marco já em nossa primeira administração, em 2005, quando criamos o CEO (Centro Especializado Odontológico). E estas melhorias de agora refletem um busca incessante de nosso Governo em oferecer sempre o que há de melhor e mais moderno para nossa população, não só em nosso sistema de saúde, mas em todos os serviços disponibilizados pela prefeitura”, declarou.  
            A vice-prefeita, Maria Aparecida da Rocha Silva, a Cida (PDT), acompanhou a chegada dos equipamentos. Ela disse que “a renovação dos consultórios é mais uma demonstração de que Porto Real possui uma administração cujo comprometimento com a qualidade de vida dos munícipes é irrestrita e incondicional”.
            Por sua vez, o Coordenador de saúde bucal da prefeitura, Dr. Pedro Roberto Tavernari, explicou que “os novos equipamentos irão proporcionar mais agilidade aos trabalhos, pois permitirão que os atendimentos sejam realizados em menor tempo e assim mais pessoas poderão ser atendidas”. Ao falar sobre a implantação dos novos aparelhos, Tavernari também destacou a modernidade: “Estamos felizes, porque isso tudo está sendo colocado à disposição dos munícipes”,  finalizou.
A modernização dos consultórios odontológicos dos postos de Porto Real teve inicio em 2009, já no primeiro ano do segundo mandato de Jorge Serfiotis. Na ocasião, o consultório do PSF do Jardim das Acácias foi totalmente renovado, após a realização de uma obra de reforma da policlínica do bairro, onde o PSF está integrado. Em julho do ano passado, com a inauguração do novo posto do PSF do bairro São José, mais um consultório odontológico totalmente novo foi entregue à população. Tanto no caso do Jardim das Acácias como no do São José, além dos consultórios odontológicos, todos os demais setores destas unidades de saúde foram beneficiados com a compra de equipamentos novos.
            Os consultórios odontológicos dos postos do PSF de Porto Real atendem cada um aproximadamente 300 pacientes por mês. Cada unidade possui um dentista e um auxiliar. Entre os procedimentos realizados por estes profissionais estão desde obturações, pediatria, tratamento gengival até extrações. Existem ainda os procedimentos em que os pacientes são encaminhados ao CEO. Os profissionais destas unidades também agem na promoção da saúde bucal junto às escolas, por meios de palestras, escovação supervisionada e aplicação de flúor. Eles também fazem visitas domiciliares para orientação e capacitação dos pacientes do PSF, com dificuldades de locomoção.
            No CEO são ao todo 11 dentistas, entre as áreas de pediatria, diagnóstico oral, bucomaxilo facial, periodontia, endodontia e prótese.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)