terça-feira, 22 de março de 2011


Prefeitura de Quatis dá início à semana rio contra a dengue

Ação tem apoio da TV Rio Sul e acontece até a próxima sexta-feira


A prefeitura de Quatis, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e Cultura, dá início na manhã desta segunda-feira, dia 21, a uma semana de atividades que apóiam a campanha do Estado, chamada Rio Contra a Dengue.
Realizada com o apoio da TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo no Sul Fluminense, a programação prevê atividades que vão desde palestras a profissionais de saúde e alunos da rede municipal de ensino até um dia de muita diversão, com apresentações musicais e teatrais, distribuição de brindes e muita informação sobre prevenção e contágio da doença.
“O trabalho de prevenção à dengue vem sendo feito em Quatis maciçamente, durante todo o ano. Esta iniciativa garantiu ao município ser o único do estado do Rio a não ter um só caso registrado da doença nos dois últimos anos”, destacou o secretário de Saúde, Alexandre Rocha. “Estamos no caminho certo. O trabalho está sendo bem feito, agora é só continuar informando a população sobre os riscos de contágio e as formas de prevenção”, completou.
A primeira atividade do dia é uma palestra aos profissionais de saúde do PSF 3, o Posto de Saúde do bairro Jardim Independência, a partir das 9 horas da manhã. Na terça, quarta e quinta-feira, a palestra será dada aos profissionais do PSF 1, do bairro Nossa Senhora do Rosário, do PSF 2, do Mirandópolis e do Hospital São Lucas, respectivamente. Sempre com início no mesmo horário.
Para preencher as tardes destes dias, foram programadas atividades em salas de aula das escolas da rede municipal de ensino. Nesta segunda, recebem a equipe da Saúde os alunos da Escola Maria Helena Rafael de Elias. Na terça, da Escola Julieta Pereira Sampaio. Na quarta e na quinta-feira, quem recebe as instruções sobre prevenção à Dengue são as crianças e adolescentes das escolas Henry Nestlé e do CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias. Em todos os colégios, as atividades acontecem sempre a partir das 2 horas da tarde.
“E não é só isso. Assim como aconteceu na semana passada, as crianças da creche comunitária sairão às ruas fantasiadas de Aedes Aegypti, distribuindo panfletos e conversando com a população sobre a doença. É uma forma divertida de mostrar aos adultos que as crianças conhecem as formas de prevenção”, disse a secretária de Educação Aldjane Prata.
Na sexta-feira, dia do encerramento da campanha no município, a prefeitura preparou uma grande festa. Com início às 9 horas da manhã, uma parceria entre as secretarias organizadoras do evento vai proporcionar uma grande quantidade de atividades, como apresentação de teatro pelo grupo de jovens do Projovem Adolescente da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e de músicas criadas pelas crianças da creche sobre a Dengue, exposição de fotografias e muito mais.
“Todas as pessoas estão convidadas a virem participar deste grande evento e conhecer os males causados por esta doença, que tem feito tantas vítimas em todo o país”, destacou o prefeito José Laerte. “É desta forma que nossa cidade vai educar seus cidadãos a continuarem tomando os cuidados necessários para que não tenhamos casos da doença”, acrescentou.
Na sexta-feira, o encerramento será numa tenda montada no espaço em frente à sede da Guarda Civil Municipal, à Avenida Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)