quinta-feira, 3 de março de 2011


Volta Redonda: Saúde lança campanha ‘Carnaval com Responsabilidade’

. As ações desenvolvidas serão focadas na distribuição de material informativo e mais de 30 mil camisinhas. 


 “Alegria, liberdade e responsabilidade”: este é o slogan da campanha que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda vai promover no Carnaval 2011, com o objetivo de prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a AIDS        Os preservativos serão distribuídos pelo serviço de DST/AIDS, nas Unidades da Rede de Atenção Básica (UBS e UBSF) e da rede de urgência e emergência do município. Os foliões que participarem dos bailes populares da Ilha São João também receberão os preservativos. No sábado e domingo de Carnaval, o programa DST/AIDS terá uma tenda montada na Ilha São João, onde o folião vai receber os preservativos e o material educativo.
         “A proposta é chamar a atenção para a responsabilidade das pessoas em relação ao cuidado consigo mesmas”, informou a secretária municipal de Saúde, doutora Suely Pinto, alertando para a importância da prática do sexo seguro.
         “O preservativo deve ser compreendido como uma peça do vestuário necessária  à população sexualmente ativa: o jovem, o adulto e o idoso, pois população sexualmente ativa não tem idade. A camisinha, que é a melhor proteção contra a contaminação pelo vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis”, analisou a secretária, esclarecendo que as  ações de prevenção  à AIDS e  às DSTs, apesar de serem intensificadas no período do Carnaval, são desenvolvidas o ano inteiro pelos serviços da Secretaria Municipal de Saúde.
         A campanha vai enfatizar a prevenção da AIDS e das DSTs entre o público feminino, que vem, em nível nacional, tendo um aumento significativo de contaminação pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Em Volta Redonda a faixa a ser priorizada pela campanha de prevenção das DSTs será o público feminino com idade entre 13 e 49 anos. 
        O programa DST/AIDS coloca ainda à disposição da comunidade o Disque-AIDS, uma linha direta que funciona, gratuitamente, através do número 0800 23 0202. As pessoas que ligarem serão esclarecidas sobre as mais diversas dúvidas envolvendo a doença, sem necessidade de identificação, tudo com o máximo de sigilo e privacidade.
        O programa DST/AIDS funciona no Centro de Doenças Infecciosas Dr. Luiz Gonzaga Clímaco - na Rua Dionéia Faria, nº 329, no Aterrado, e também conta com um setor que distribui preservativos. Os interessados em obter sua cota para o carnaval podem comparecer ao local, das 8h às 16h, de  segunda a sexta-feira. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)