quinta-feira, 22 de julho de 2010

Atores de Barra Mansa apresentam espetáculo na fronteira entre Equador e Colômbia


Fotos: Divulgação






Coletivo Teatral Sala Preta irá se apresentar em sete comunidades que vivem em regiões de conflito armado

A partir do próximo dia 29, os integrantes do Coletivo Teatral Sala Preta, de Barra Mansa, irão embarcar em uma missão de paz, por meio da arte e da cultura. Levando um discurso de preservação ambiental e direitos humanos, o espetáculo “O Cascudo Douradinho em: Amiga Lata, Amigo Rio”, que estreou no ano de 2009, em Barra Mansa, irá passar por comunidades localizadas em regiões de conflito armado entre Equador e Colômbia.
Idealizado pela Corporación Humor y Vida, o projeto “Revuelta en la Mitad Del Mundo” reunirá organizações artísticas e sociais vindas da Espanha, Colômbia, Equador e Brasil, representado pelo Coletivo Teatral Sala Preta. Serão 36 dias de viagem, percorrendo as três diferentes regiões da fronteira equatoriana: amazônica, andina e litorânea.
Os atores barramansenses Rafael Crooz, Danilo Nardelli e Bianco Marques irão passar pelas comunidades de El Palmar, Puerto el Carmen, Lago Agrio, Túlcan, Chical, San Lorenzo e Palma Real, para contar a história de um pequeno peixe cascudo que vivia em um rio poluído. “Falar sobre preservação ambiental numa região como essa é uma forma de falar sobre direitos humanos e relações políticas. E tudo isso se reflete no nosso país, porque os rios Putumayo e San Gabriel, que banham estas comunidades, estão entre os principais afluentes do rio Amazonas”, ressalta Rafael.
Os artistas ainda irão dar oficinas de teatro, música, confecção de bonecos e recreação, além de receberem oficinas das culturas locais e participarem de apresentações de espetáculos das próprias comunidades. Já o produtor do espetáculo, Marcelo Bravo, dará oficinas de elaboração de projetos culturais. Para Suzana Zana, uma das integrantes do Coletivo Sala Preta, que também irá para o Equador com o grupo, a viagem é mais do que um intercâmbio cultural, é uma troca de experiências antropológicas. Quem quiser acompanhar os trabalhos do grupo, basta acesssar o site www.salapreta.com.br.
A história, contada pelo Coletivo Teatral Sala Preta, é de um pequeno peixe cascudo que vivia solitário em rio muito poluído. Um dia, enquanto procurava comida, uma lata de alumínio dourada ficou presa em sua nadadeira, e passou a ser a sua única companheira. Por isso ele recebeu o apelido de Douradinho. Ele e sua lata resolveram nadar contra a corrente a procura de um lugar mais limpo para viver, um paraíso, a nascente do rio. No caminho, eles conhecem a Língua Negra, a Árvore, o Menino e o Afluente. Todos esses personagens explicam ao peixinho as causas da poluição e indicam formas de combatê-la. A viagem do peixe é uma jornada de amadurecimento pelo conhecimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)