sexta-feira, 30 de julho de 2010

Festan é garantia de gargalhada na praça

Programação do festival tem muita comédia para todos os públicos

O Festival de Teatro das Agulhas Negras começa neste fim de semana. Promovido pela prefeitura, por meio da secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, em parceria com o Instituto Cidade Viva, o evento vai durar sete dias e tem como objetivo levar teatro para as ruas das quatro cidades que forma a região das Agulhas Negras: Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia.
Em sua segunda edição, o Festan deste ano vai levar ao público do município oito apresentações teatrais. Em Quatis, todas serão encenadas na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade. Na abertura, no sábado às 8 e meia da noite, a população poderá assistir As Patacoadas de Cornélio Pires. Com direção de Luiz Carlos Laranjeiras, a peça é encenada pelo grupo Andaime, da cidade paulista de Piracicaba.
Em As Patacoadas, o grupo volta o olhar para a magnífica obra de Cornélio Pires, autor paulista, enraizada na figura mais representativa e autêntica de nossa cultura popular: o caipira. A montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular. A peça será encenada na abertura e no domingo, às 11 horas da manhã.
Na segunda, o grupo Andaime entra novamente em cena para divertir o público com A Noiva do Defunto. Inspirada no folclore português, a peça conta a história de um homem que é confundido com seu primo, que acaba de morrer, e era noivo de uma jovem encalhada. A confusão está formada. A encenação é um misto de farsa e melodrama. A montagem foi desenvolvida dentro do universo do circo-teatro, aproveitando uma pesquisa iniciada pelo grupo, em 2003. Com direção de Antônio Chapéu, A Noiva do Defunto tem 50 minutos de duração.
Boi Viramundo, que será encenada na terça-feira, é uma releitura do folguedo Boi-Bumbá, onde a literatura de cordel narra a história dos personagens Lelé Lamparina e Belinha Bonitinha, na tentativa de ressuscitar o Boi. Com muita música ao vivo, dança, bonecos animados e bom humor, a Cia. Abaré Teatro leva ao palco figuras típicas, lendas e ditados populares, em uma surpreendente viagem ao folclore brasileira.
A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento: www.festan.com.br


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)