quinta-feira, 8 de julho de 2010

Piraí treina pessoal da saúde
para luta contra o tabagismo



Em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Saúde de Piraí realizou mais um treinamento para profissionais de saúde, com a finalidade de ampliar e aprimorar o programa de combate ao tabagismo no município. O curso, que reuniu 60 pessoas, foi ministrado, no dia 5 de julho, pela coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Sabrina Presman, que, entre outras informações, falou sobre técnicas de abordagem ao paciente e a indicação e utilização corretas dos medicamentos adotados pelo Ministério da Saúde para redução dos efeitos da nicotina no organismo.
Piraí tem, hoje, cerca de 200 pacientes sendo atendidos no Programa de Combate ao Tabagismo, e desses 35 conseguiram vencer o vício de fumar, segundo a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Albanéa Trevisan, que faz uma recomendação a quem pretende largar o vício: não desistir, jamais.
“Lutar e vencer o vício não é nada fácil, uma vez que o hábito de fumar pode ter sido construído durante anos na vida de um paciente. Não existe um padrão preestabelecido, também, a pessoa pode fumar há pouco tempo e sentir mais dificuldade em parar que outra que fumou durante muito mais tempo. O importante é não desistir. Se tentou e não conseguiu, continue tentando”, frisa Albanéa Trevisan, recomendando o programa antitabagismo da Secretaria Municipal, que possui profissionais capacitados em todos os PSFs.
A coordenadora de Atenção Básica explica ainda que o treinamento em parceria com o Governo do Estado faz parte de um projeto a longo prazo implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, visando a ajudar a população a vencer o tabagismo.
A luta contra o cigarro no Brasil obteve mais uma recente vitória, segundo informações do Ministério da Saúde. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, realizada pelo IBGE, o número de fumantes no Brasil, que em 1989 era de 30% da população, foi reduzido à metade - em 2009 caiu para 15% -, confirmando que o Brasil é um dos países com melhores índices na luta contra o tabagismo. Na Argentina, os dependentes da nicotina são 35% e Estados Undos, 40%.
A redução, de acordo com o Ministério da Saúde, se deve à serie de medidas contra o tabagismo, entre elas proibição publicidade do tabaco, aumento de impostos sobre o produto, a inclusão de advertências mais explícitas sobre os malefícios do fumo nos maços de cigarro e mais rigor na proibição de fumo em locais fechados de uso coletico.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)