Rio entra na disputa para sediar Mundial de Judô 2013
Assinatura do termo de compromisso da candidatura da cidade do Rio de Janeiro. Secretária de Esporte do Rio, Márcia Lins, o governador Sergio Cabral e o presidente da Federação Internacional de Judô, Marius L. Vizer e Paulo Wanderley Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Judô. Foto: Carlos Magno
O governador Sérgio Cabral e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, assinaram, na manhã desta quarta-feira (28), na presença do presidente da Federação Internacional de Judô, Marius L. Vizer, o termo de compromisso para que o Rio de Janeiro realize, em 2013, o Campeonato Mundial de Judô, em cerimônia realizada no Palácio Laranjeiras, Zona Sul da cidade.
“O Estado se candidata a mais um desafio. É obvio que isto acrescenta cada vez mais valor a este calendário que a gente já tem até os Jogos Olímpicos em 2016. Já fizemos um documento inicial que teve a aprovação da Confederação de Judô. A partir de agora, temos prazo de apresentação para a entrega do documento com todo o projeto. Estamos confiantes que o Rio terá uma oportunidade, até mesmo porque o judô é um dos esportes mais praticados no país”, esclareceu a secretária.
O Rio de Janeiro concorre com São Paulo, Londres, Dubai e Nova Iorque para sediar a competição.
Para finalizar o processo de candidatura haverá uma apresentação técnica em setembro, em Tóquio, durante o Campeonato Mundial Senior, e a entrega do Bidding Book, em outubro.
A avaliação das cidades candidatas será feita em dezembro e a apresentação final da candidatura, em fevereiro de 2011, em Paris, durante reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional de Judô, quando então haverá a eleição para escolha da cidade-sede.
“Estamos dando início ao processo de instalação do melhor centro de excelência do mundo de judô. Também estamos começando uma conversa com a Federação e com a Confederação para analisar onde seria a cidade e o melhor tipo de instalação necessária, no Rio. Há dois anos realizamos o Grand Slam de Judô. Durante um período, o Maracanãzinho se transforma na casa do judô no mundo. É isso que queremos fazer de uma forma mais intensa e mais concreta para a instalação definitiva deste centro”, concluiu Márcia Lins.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)