quarta-feira, 28 de julho de 2010

Rio entra na disputa para sediar Mundial de Judô 2013


Assinatura do termo de compromisso da candidatura da cidade do Rio de Janeiro. Secretária de Esporte do Rio, Márcia Lins, o governador Sergio Cabral e o presidente da Federação Internacional de Judô, Marius L. Vizer e Paulo Wanderley Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Judô.  Foto: Carlos Magno

O governador Sérgio Cabral e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, assinaram, na manhã desta quarta-feira (28), na presença do presidente da Federação Internacional de Judô, Marius L. Vizer, o termo de compromisso para que o Rio de Janeiro realize, em 2013, o Campeonato Mundial de Judô, em cerimônia realizada no Palácio Laranjeiras, Zona Sul da cidade.
“O Estado se candidata a mais um desafio. É obvio que isto acrescenta cada vez mais valor a este calendário que a gente já tem até os Jogos Olímpicos em 2016. Já fizemos um documento inicial que teve a aprovação da Confederação de Judô. A partir de agora, temos prazo de apresentação para a entrega do documento com todo o projeto. Estamos confiantes que o Rio terá uma oportunidade, até mesmo porque o judô é um dos esportes mais praticados no país”, esclareceu a secretária.
O Rio de Janeiro concorre com São Paulo, Londres, Dubai e Nova Iorque para sediar a competição.
Para finalizar o processo de candidatura haverá uma apresentação técnica em setembro, em Tóquio, durante o Campeonato Mundial Senior, e a entrega do Bidding Book, em outubro.
A avaliação das cidades candidatas será feita em dezembro e a apresentação final da candidatura, em fevereiro de 2011, em Paris, durante reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional de Judô, quando então haverá a eleição para escolha da cidade-sede.
“Estamos dando início ao processo de instalação do melhor centro de excelência do mundo de judô. Também estamos começando uma conversa com a Federação e com a Confederação para analisar onde seria a cidade e o melhor tipo de instalação necessária, no Rio. Há dois anos realizamos o Grand Slam de Judô. Durante um período, o Maracanãzinho se transforma na casa do judô no mundo. É isso que queremos fazer de uma forma mais intensa e mais concreta para a instalação definitiva deste centro”, concluiu Márcia Lins.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)