terça-feira, 31 de agosto de 2010


II Maratona de Software Livre foi realizada no fim de semana

Evento da Secretaria de Educação divulgou soluções aplicadas na Rede Municipal de Ensino

  
   Divulgar as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de ducação (SME) e aplicadas na Rede Municipal de Ensino foi a proposta da II Maratona de Software Livre de Volta Redonda.  Na sexta-feira (dia 27) o evento contou com palestras que abordaram temas como Gráfica Livre, Lousa Interativa, Questões Legais, Projeto VR Livre, entre outros. Já no sábado, (dia 28) o trabalho foi focado em diversas oficinas realizadas por profissionais da rede municipal, estadual e da área de Software Livre. As atividades aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Educação e na Escola Municipal Paraíba, na Vila Mury.
   Entre os principais objetivos da maratona está à socialização dos trabalhos realizados com os alunos da Rede Municipal em software livre para a comunidade escolar; sensibilização da comunidade escolar sobre o uso e vantagens do Software Livre; divulgação da história, os princípios e ferramentas em Software Livre; troca de experiência em casos de sucesso com utilização de Software Livre da Rede Municipal e comunidade, além de estabelecer parcerias entre diversos setores e profissionais que utilizam o Software Livre.
   O programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda – VRLivre vem trabalhando em uma customização GNU/Linux que possui mais de 300 aplicativos, que atendem desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e diversas áreas profissionais, tais como: artes gráficas, animação, edição de áudio e vídeo, programação, educação, entre outros. Os aplicativos têm como princípio facilitar a utilização do GNU/Linux para o usuário final, automatizando uma série de tarefas, além de auxiliar nos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de Informática Aplicada à Educação da Rede Municipal de Volta Redonda.
   Dentre as ações realizadas esse ano está à criação do projeto Lousa Interativa com software livre de baixo custo e o programa VRlivrestúdio, que, além do ´gerador de vídeos`, possui uma ´central de controle`, em uma interface gráfica para executar diversos comandos em modo texto, na realização de tarefas nas áreas de áudio, vídeo, imagem, CDs e DVDs, com uma ferramenta que tenha uma linguagem simples, objetiva, rápida e que resolva alguns problemas para o usuário final.
   - Os laboratórios das escolas da Rede Municipal utilizam software livre, gerando uma grande economia aos cofres públicos, sem comprometer a qualidade do trabalho realizado com os alunos. O programa vem desenvolvendo ações visando a mobilizar os profissionais para incorporação dos princípios que fundamentam a cultura do Software Livre”, disse a secretária de Educação, Therezinha Gonçalves. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)