terça-feira, 31 de agosto de 2010


Idosos assistidos pela Smac viajam para hotel de luxo em Angra dos Reis

Localizado a 7 km de Angra, hotel Vila Galé é considerado um paraíso ecológico e cultural


    Os passeios realizados pelos grupos de Terceira Idade da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e da Secretaria de Ação Comunitária (Smac) este ano já levaram cerca de 10 mil idosos no Hotel Vila Galé Resort, em Angra dos Reis. Considerada um paraíso ecológico e cultural, a cidade compõe a região da Baía da Ilha Grande, também conhecida como Costa Verde, que possui um litoral recortado por baías e 365 ilhas. As viagens começaram no dia 21 de junho e terminam na próxima quarta-feira (8 de setembro).
   O Hotel Vila Galé Resort esta localizado a 7 km do centro da cidade, a 150 km do Rio de Janeiro e 385 km de São Paulo, junto à Baía da Ilha Grande. Construído na antiga Fazenda Tanguá, ainda preserva algumas de suas construções originais e palmeiras imperiais.
   Os passeios dos Grupos de Convivência da Smac começaram no dia 2 de agosto. Trinta e cinco grupos - entre participantes de Centros de Convivência, Centros Dia e asilos assistidos pela secretaria - participaram do passeio. Na última quarta-feira (dia 25), oito Grupos de Convivência e membros de três Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), dos bairros Dom Bosco, Monte Castelo e Roma, participaram da viagem.
   Ansiosa para realizar o passeio, que faz desde o ano passado, D. Vicência Rosa Gomes, de 100 anos, assistida pela Sociedade São Vicente de Paulo, do bairro Dom Bosco, mal conseguiu dormir na véspera da viagem. “Sempre fico muito ansiosa, não consigo nem dormir direito. Fico contando as horas para chegar o dia do passeio”, contou D. Vicência.  
   A mesma alegria é compartilhada por Maria de Lourdes Lima, 77 anos, do Lar dos Velhinhos, do Monte Castelo, que este ano viajou pela primeira vez. “Isso aqui é um paraíso. Essa é a maneira de eu me expressar”, disse Maria de Lourdes, garantindo que não perde mais nenhum passeio.
   Viajando também pela primeira vez, Neuza Lisboa Corradi, de 53 anos, era só elogios ao trabalho do prefeito Antônio Francisco Neto com a Terceira Idade. “Estou participando há pouco mais de um ano e meu objetivo agora é trazer minhas amigas para esse mundo tão maravilhoso. Estou deslumbrada com tudo isso aqui”, disse ela, se referindo a linda paisagem do Resort e ao tratamento dado aos idosos.
   “Não perco uma viagem, é tudo muito bom”, afirmou Afonso Ramos, 78 anos e sua esposa, Terezinha Ramos, de 74 anos, do Grupo de Convivência Cidadania, do bairro Retiro, que há cinco anos participam dos programas da Melhor Idade. “Para nós, que já estamos com uma certa idade, esse trabalho feito pelo Neto é muito importante”, disse Afonso.
   No hotel, além dos banhos de mar e das caminhadas ecológicas, os idosos tiveram a oportunidade de participar de bingos, aula de dança, gincana e jogos de salão, além de um animadíssimo baile, realizado na noite de quarta-feira.
   As viagens com os grupos de Terceira Idade acontecem há onze anos, sempre na segunda quinzena do ano. “Já realizamos passeios para Parati, Cabo Frio, São Lourenço e para as cidades do Ciclo do Café”, disse o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco. “Este é um trabalho gratificante. É muito bom poder compartilhar com toda esta alegria”. disse Munir.        
   Promovidos pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Ação Comunitária, os programas realizados para a Melhor Idade atendem a mais de 15 mil pessoas com idade acima de 50 anos. Este serviço acontece em parceria com o Ministério do Esporte e recebe a orientação de professores estagiários de Educação Física. Os inscritos no programa participam de diversas atividades esportivas, de lazer, social e campanhas de saúde na cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)