sexta-feira, 27 de agosto de 2010


Escola Especializada Dayse Mansur realiza Festa do Folclore

Projeto folclore foi desenvolvido durante o mês de agosto; festa será nesta sexta-feira (dia 26)


Nesta sexta-feira (dia 27), a partir das 14 horas, será realizada na Escola Municipal Especializada Professora Dayse Mansur da Costa Lima a festa de culminância do Projeto Folclore, desenvolvido durante o mês de agosto na escola, referência e pioneira no trabalho com alunos autistas.
A festa terá a participação dos cerca de 65 alunos - com idades entre 4 e 16 anos - da unidade, dos professores e profissionais do apoio na educação. A previsão de encerramento do evento é s 17 horas.
Criada em 1993, a Escola Municipal Especializada Professora Dayse Mansur da Costa Lima foi ampliada e reinaugurada no ano passado, no dia 11 de agosto, na atual administração do prefeito Antonio Francisco Neto, ganhando área adaptada para alunos especiais e autistas.
A escola - que funciona na Rua 545-A, nº 27, no bairro Jardim Paraíba - tem na direção a professora Cecília Rodrigues Pereira de Paula, e é considerada uma referência no Brasil e na América Latina, como pioneira no trabalho pedagógico feito com os alunos autistas.  
Segundo a diretora, nesta apresentação da Festa do Folclore os alunos foram divididos em grupos e temas diferenciados do nosso folclore. “Cada grupo vai apresentar o tema em que trabalhou durante o mês de agosto, seja música, brincadeiras, versos trava língua, comidas típicas do folclore, vestimenta, danças, prosas. Haverá demonstração das atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores e orientadores educacionais com os estudantes”, explicou Cecília.
A diretora acrescentou que cada professor vai apresentar com os alunos os temas trabalhados, todos ligados à festa do folclore. “O objetivo é trazê-los mais próximo do mundo em que vivem, buscando sempre a socialização e torná-los mais independentes”, apontou. A diretora informou que, apesar do grau de comprometimento, do mais leve ao mais grave, todos autistas podem aprender e conquistar a independência necessária para viver o dia a dia.
 Alguns alunos que já passaram pela escola já foram direcionados para a inclusão na rede regular pública de ensino, depois de alfabetizados e com a conquista de uma vida útil mais próxima do normal quanto possível, segundo afirmou a diretora da E.M.E. Dayse Mansur, que adota a metodologia do currículo funcional natural.
De acordo com a direção, esta metodologia individual permite identificar e selecionar as habilidades que serão trabalhadas com os estudantes através do Plano Individual de Ensino, específico para cada aluno conforme as suas necessidades e habilidades. A E.M.E. Dayse Mansur tem 19 professores para o ensino regular, além de professores de música, educação física, informática, orientadores educacionais e auxiliares de educação.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)