terça-feira, 31 de agosto de 2010


Secretaria de Saúde implanta grupo de apoio antitabagismo no Santo Agostinho em Volta Redonda

Lançamento será hoje (dia 30), às 14h, na UBSF do bairro; número de grupos antitabagismo chega a 22 em Volta Redonda

 
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda (SMS), através do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco, lança nesta segunda-feira (dia 30), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Santo Agostinho, o grupo de apoio cognitivo-comportamental voltado às pessoas que desejam parar de fumar. O lançamento será às 14h, com palestra abordando a prevenção e tratamento do tabagismo e cadastramento da comunidade para o início do grupo na unidade. A iniciativa amplia para 22 o total de grupos em funcionamento no município, distribuídos agora em 10 Unidades de Saúde que contemplam a Rede de Atenção Básica, Média Complexidade, Urgência e Emergência.
A proposta dos grupos é sensibilizar os participantes para que eles compreendam como o cigarro entrou em suas vidas, provocando a tríplice dependência (química, psicológica e comportamental), e a possibilidade de promoverem a mudança de hábitos para a diminuição e o abandono do cigarro.  A durabilidade dos grupos é de até 12 meses, incluindo o tratamento e a prevenção de recaída. O material educativo trabalhado nos grupos é fornecido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca/Ministério da Saúde), com base nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.
“Além do trabalho educativo e da terapia cognitivo-comportamental, também oferecemos, se necessário, acompanhamento medicamentoso, após avaliação médica”, esclareceu a Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco da SMS, a médica Ana Lúcia Quaresma, informando que o lançamento das ações para a implantação do grupo de apoio na UBSF Santo Agostinho é uma das atividades promovidas pelo programa relativas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado no dia 29 de agosto. A realização de uma palestra, às 10h, também na segunda-feira, sobre a prevenção e o tratamento do tabagismo para 150 alunos da Escola Estadual Acre, no bairro Siderópolis, é outra atividade realizada pelo programa com essa finalidade.
“Vale lembrar que nessa programação está incluído o encontro “Apague essa Idéia” que acontecerá no dia 10 de setembro, às 14h, na Policlínica da Cidadania”, diz Ana Lúcia, ressaltando que esse encontro reunirá todas as pessoas participantes dos grupos de apoio do ano de 2010 que pararam de fumar. “É um total de 40 pessoas. Para o programa isso representa uma vitória significativa na melhoria da qualidade de vida da nossa população”, acrescentou ela. Para ampliar ainda mais a implantação dos grupos de apoio, o programa está em processo de capacitação dos profissionais da Rede de Atenção Básica, Média Complexidade, Urgência e Emergência. Até o momento já foram capacitados 120 profissionais de saúde. A capacitação vai até dezembro e o próximo encontro acontecerá no dia 17 de setembro, das 13h às 17h, também na Policlínica da Cidadania.
         “Outros investimentos estão direcionados aos próprios profissionais do programa que participam constantemente de cursos de capacitação com o objetivo de se atualizarem e assim contribuírem de forma efetiva para o controle do tabagismo no município”, enfatizou Ana Lúcia, explicando que outra ação significativa do programa é implantar ainda este ano o projeto “Saber Saúde”, do Inca, nas escolas da cidade.  “O objetivo é a prevenção e promoção da saúde através da sensibilização dos educadores para que nossas crianças e jovens possam viver saudáveis e dizer não ao cigarro”, apontou Ana Lúcia.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)