quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alunos de agente operacional da Defesa Civil são premiados em campeonato de skate

Ana Carolina se destaca e assina contrato de um ano


No último fim de semana, 28 e 29, aconteceu na pista de skate da Praia da Chácara o 1º Encontro de Skate de Angra, realizado pela Associação de Skate de Angra (ASA), com o apoio da prefeitura. E no evento, que reuniu mais de 50 skatistas, incluindo os de Angra e de outros municípios, estava um atleta da Defesa Civil, Maykon Oliveira. Há 10 anos adepto dos esportes, o agente operacional dessa vez não competiu, mas levou para a pista seus aprendizes da modalidade esportiva, que faturaram três premiações: Derick, em 4º lugar, Ana Carolina, em 3º  (competindo com meninos) e Tainã, em 2º lugar.
Essas premiações são fruto de um projeto do agente operacional Maykon, de 27, há seis anos na Defesa Civil, que resolveu conciliar duas atividades: fazer o que gosta e disseminar a prática do skate, levando diversão e esporte a crianças a partir de três anos.
Maykon idealizou um projeto social que pode ser concretizado a partir da construção, pela prefeitura, de uma pista de skate na Praça Juca Mariano, no Frade. Desde setembro de 2009 o atleta reserva quatro horas de seu sábado para ministrar aulas dinâmicas e interativas a 30 crianças, entre 3 e 13 anos. 
Durante o curso, os futuros skatistas recebem aulas de equilíbrio, posicionamento, manobras e instruções de inglês, necessárias ao esporte, além de se informarem sobre a história do skate, personalidades e atualidades, e ainda aprendem a fazer o uso adequado do equipamento de segurança. Contudo, segundo Maycon, ninguém faz nada sozinho. Rafael Junio, seu irmão e voluntário da Defesa Civil, atua apoiando o projeto, inicialmente incentivado pela ONG Carlos Borges, localizada no Frade. A ONG cede uma sala para aulas teóricas e alguns equipamentos, como skate, capacete, joelheiras e cotoveleiras.  Rafael também é atleta amador.
Segundo o idealizador do projeto, após um ano trabalhando sem apoio, está tentando acertar com a marca Local, do Rio de Janeiro, e concretizando o projeto: Skate por Diversão.  
“É um trabalho lindo”, disse ele, que após ver três de seus alunos no podium, sentiu uma imensa satisfação.  
Após o evento, a Tour Ellas Skateboard fechou com Ana Carolina, uma das alunas de Maykon, contrato de um ano. Trata-se de um grupo de meninas treinadas para participarem de campeonatos, e o mais importante: os projetos que utilizam a arte como instrumento de recuperação da cidadania estão ajudando a salvar a vida de milhares de jovens em todo o mundo.  A arte facilita a comunicação e dá novo sentido à vida das crianças. Saiba mais sobre a Tour Ellas Skateboard. http://triboskate.globo.com/whatsup.php?id=3382
A competição do 1º Encontro de Skate de Angra foi dividida em três categorias: iniciante, mirim e amadores, para homens e mulheres. O evento ainda contou com a apresentação de skatistas profissionais trazidos pela Central Única de Favelas (Cufa), que também apoiou o evento e ofereceu a premiação: material de skate, troféus e medalhas.  

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)