quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Deputado Jorge Babu é condenado a sete anos de prisão


O deputado estadual Jorge Babu (PTN-RJ) foi condenado a sete anos de prisão por formação de quadrilha armada.


Essa foi a segunda condenação do deputado no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ocorrida na última segunda-feira.
Babu já havia sido condenado a três anos de prisão e ao pagamento de dez dias-multa por concussão (exigir vantagem em razão do cargo) em outro processo que ele responde.
Além de Jorge Babu, funcionários de varas da Infância e da Juventude, Carlos José Dias, Carlos Eduardo Marinho dos Santos, Alfredo Carlos Candido de Oliveira e Davinilson Freitas dos Santos também foram condenados. O Tribunal de Justiça entretanto não divulgou as penas deles.
Segundo o Ministério Público, o grupo criminoso começou a agir na zona Oeste do Rio a partir de 2006. A promotoria afirma que o grupo fazia principalmente extorsão para vender "segurança" e "proteção".
A denúncia também diz que Babu seria um dos chefes da quadrilha dando apoio político ao grupo.
Na ação anterior, o deputado foi acusado de participar de um esquema para liberar, mediante o pagamento de propina, autorizações necessárias para promover bailes funk no Rio de Janeiro.
Na quinta-feira (16) passada, a Secretaria de Segurança do Estado do Rio já havia demitido o deputado do cargo de inspetor da Polícia Civil.
Segundo esclareceu o comunicado da Secretaria “O servidor foi demitido por ter cometido crimes de formação de quadrilha e concussão [obter vantagem com uso de cargo público]”
O Ministério Público do Rio já havia denunciado Babu à Justiça em 2006, acusando-o de cometer os dois crimes ao supostamente comandar negociações de alvarás do Juizado da Infância para festas, como bailes funk, voltadas a adolescentes.
Na época, Babu era vereador no Rio de Janeiro. Ele também foi acusado de participar de milícias (grupos criminosos que vendem “proteção” a comerciantes”).
Por conta dessas suspeitas, Babu também já havia sido expulso do PT no começo de 2009.
A reportagem, até o fechamento desta edição, não conseguiu falar com o deputado, porém, em outras oportunidades, Jorge Babu sempre negou as acusações.
Segundo integrantes do gabinete do deputado na Alerj, Babu estaria viajando e a campanha do candidato continuaria firme, sem qualquer problema.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)