quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fita: 76 mil ingressos vendidos

Expectativa é de que o número passe dos 90 mil. “Eu te amo”, peça de Arnaldo Jabor, terá sessão extra com 70% de desconto

A Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (Fita) 2010 chegou ao seu terceiro dia nessa segunda-feira, 27 / Foto: Luis Fernando Lara
A Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (Fita) 2010 chegou ao seu terceiro dia nessa segunda-feira, 27. E quem está acostumado a ver as segundas-feiras como um dia morno, avesso a grandes eventos e fora das agendas culturais deve ter se surpreendido com a noite de ontem. Os palcos Sesc e Transpetro ficaram praticamente lotados para as peças “Tomo suas mãos nas minhas” e “Conto de phadas”. A Fita é realizada pelo Jornal Maré e conta com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, Sesc e Transpetro.
– A Fita é uma ideia e um sentimento que o povo de Angra abraçou. Em uma segunda-feira, para um espetáculo que não é fácil [referindo-se à Tomo suas mãos nas minhas], a fila está indo até o lado de fora, quase na estação de trem. Já é um sucesso, mais uma vez - Afirmou João Carlos Rabello, presidente do Jornal Mare e curador do evento. De acordo com ele, 76 mil ingressos já foram vendidos e a previsão é de que esse número passe de 90 mil.
Esta sétima edição da Fita está trazendo para Angra dos Reis, mais precisamente para a Praia do Anil, no Centro, onde a estrutura é montada, 55 peças para todos os gostos: comédias, dramas, clássicos, experimentais, infantis e tudo mais que não cabe em rótulos. Dez delas são estreias. Nos 23 dias de espetáculos – de 25 de setembro a 17 de outubro – passarão por Angra grandes atores como Paulo José, Osmar Prado, Lília Cabral, Marcos Caruso, Marjorie Estiano, Marcius Melhem, Deborah Secco, Eduardo Moscovis etc. A estrutura é grande, ocupando boa parte da Praia do Anil, contando com 1.200 profissionais, que trabalham desde na montagem da tenda até no som, passando pela iluminação, segurança, produção etc.
Neste ano a Fita montou uma escola preparatória de atores chamada Atelier da Fita. Cinquenta alunos moradores de Angra foram treinados por uma seleção de craques dos palcos. Os novos atores estão em peças profissionais da Fita, ao lado de atores e diretores consagrados.
Outra novidade, que chamou a atenção, é que enquanto o público espera o início das peças, circulando pelo saguão, pode ler algumas das principais capas já publicadas pelo Jornal Maré, expostas em um grande painel. Nelas, é possível relembrar ou conhecer um pouco da história de Angra nas últimas décadas. Fatos como visitas de presidentes, como a feita por Lula em 2006; o movimento Anistia Angra, de 1982, que reivindicava eleições para prefeito; as tragédias de 2002 e 2010; a morte de Ulysses Guimarães; as vitórias nas urnas dos últimos prefeitos; as procissões marítimas e as edições anteriores da Fita chamam a atenção do público.
A principal peça da noite trouxe mais uma vez para os palcos angrenses o recordista em participações na Fita: Roberto Bomtempo. Ao lado da atriz Míriam Freeland, o ator, que comemora com esse espetáculo seus 25 anos de carreira, conta a história de amor entre Anton Tchekhov e Olga Knipper, baseando-se nas correspondências dos dois: Olga, uma jovem atriz iniciante; Tchekhov, um escritor renomado mais velho e já doente de tuberculose. O texto é de Carol Rocamora, com tradução, adaptação e direção de Leila Hipólito. No fim da peça, a primeira-dama Alessandra Jordão, também subsecretária de Gestão e Projetos da prefeitura, foi convidada ao palco para presentear os atores com flores.
A peça é interpretada por atores angrenses e por isso o que não faltam são piadas sobre a cidade, seus bairros e suas personalidades, principalmente as políticas. Conto de phadas faz uma sátira de histórias infantis, misturando Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Gata Borralheira etc. Muito humor e irreverência marcam o texto de Iremar de Paula e a direção de Adren Alves. O elenco conta com Adren Alves, Maycon Renan, Alexandre Francisco, Fabrício Ozório, Denildo Miranda e Ricardo Klayn.
A personagem principal, “Tranca de Neve”, conduz a trama que faz o público gargalhar com trejeitos e frases pouco convencionais.Os ingressos podem ser comprados sem sair de casa, pela internet. Basta acessar e clicar no banner da Ticketronic. Também estão sendo vendidos nas lojas Mr. Cat (rua Coronel Carvalho, 352. Tel: 24-3365-0971), Angrakolor (Rua do Comércio, 201. Tel: 24-3367-1414), e Aloha (Shopping Pirata's. Tel: 24-3365-5824).
João Carlos Rabello anunciou na noite de ontem que a peça “Eu te amo”, uma das mais esperadas desta edição, ganhou uma sessão extra devido à grande procura. O espetáculo, encenado por André Gonçalves e Juliana Martis, com texto de Arnaldo Jabor, terá os ingressos para esta segunda sessão vendidos nos supermercados Rede Economia com 70% de desconto a partir desta quarta-feira, dia 29.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)