quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Neto inaugura teatro no Colégio Municipal João XXIII


Teatro Professor Jésus Moreira Maciel tem capacidade para 240 pessoas; inauguração marca início do projeto Work Show


A população do bairro Retiro passa a contar agora com mais uma opção de lazer e cultura, após a inauguração, na noite desta segunda-feira (dia 13) do Teatro Professor Jésus Moreira Maciel, construído anexo ao Colégio Municipal João XXIII, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Com capacidade para 240 pessoas, o teatro representa um investimento de R$ 507.206,77. A obra transformou o auditório do colégio em uma nova unidade cultural para a cidade, com entrada independente pela Avenida Oscar de Almeida.
Na cerimônia de inauguração – que marcou ainda o início do projeto Work Show, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) - o prefeito Antônio Francisco Neto lembrou a importância do novo teatro para o Retiro e para Volta Redonda. “Este é um momento histórico para nossa cidade, pois estamos inaugurando o primeiro espaço cultural do Retiro. E melhor, com essa qualidade”, destacou Neto, que prestou uma homenagem ao professor Jésus Moreira Maciel, que dá nome ao novo teatro. “Gostaria de agradecer, de coração, aos familiares do professor Jésus, que foi um homem que se dedicou não só à educação, mas ao município como um todo”. A família do professor Jésus, falecido em 1997, foi representada pelos filhos dele, Aurélio e Ana Cristina Maciel, o genro Richard Siqueira Dias e o neto, Gabriel Correa Dias, que agradeceu, emocionado, a homenagem prestada ao avô.
O vice-prefeito Nelson Kruschewsky Gonçalves lembrou que o espaço chega para suprir uma carência do município, e ressaltou a acessibilidade, uma preocupação do projeto, elaborado pelos arquitetos do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano). O local tem rampas de acesso para cadeirantes, além de lugares reservados na platéia e banheiros adaptados. “O nosso novo teatro é moderno e totalmente acessível a todos”, comemorou Nelsinho.
A secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê, revelou que sua primeira experiência profissional foi naquela escola, o que a marcou. “O Colégio João XXIII tem um significado muito especial para mim, já que foi aqui que iniciei minha carreira de professora. E tenho muito orgulho disso”, contou Tetê. A diretora do colégio, professora Maria Aparecida Cruz, afirmou estar emocionada com a inauguração do novo teatro. “Um colégio como o João XXIII, que possui uma história tão bonita no município, merecia um investimento como este. Estou realmente muito feliz”, disse Maria Aparecida.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Retiro, Wanderlei Dias de Moura, ressaltou a importância do novo teatro para a comunidade. “Como representante da comunidade, minha satisfação é enorme com mais essa conquista”, frisou.
Ao final da cerimônia, Neto, ao lado do secretário municipal de Cultura, Moacir Carvalho de Castro Filho, o Moa, fez a entrega dos troféus para as bandas e músicos que se destacaram no Volta Redonda do Rock 5.
WORK SHOW – O Work Show – Oficina Cultural é um projeto da SMC, com palestras, debates, oficinas e shows com músicos reconhecidos nacional e internacionalmente, que se apresentarão no novo teatro até o fim do ano. Entre as atrações estão Leo Gandelman – que abriu o projeto; Nelson Faria; Dudu Lima; Gilson Peranzetta e Mauro Senise; Victor Biglione; Cláudio Infante; Misael da Hora; e Pepeu Gomes. A programação termina em 13 de dezembro.
As inscrições para participar das oficinas estão abertas. Os interessados devem acessar o site www.portalvr.com ou se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida Sávio Gama, n° 642, no Retiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)