sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quatis participa da semana do trânsito

Município adere, pela primeira vez, o Dia Mundial sem Carro

A prefeitura de Quatis por meio do Demutran, o Departamento Municipal de Trânsito, ligado à secretaria de Planejamento, está promovendo, desde o dia 18 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito. Com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância da obediência às leis de trânsito, a programação prevê atividades educacionais livres, abertas a toda a população do município.
“A campanha de educação no trânsito é feita o ano todo, com o apoio da Guarda Municipal. Essa semana foi uma data escolhida pelo Detran, para uma mobilização nacional para um trabalho visando ao respeito às leis nas vias”, explicou a diretora do Departamento de Trânsito, Rosana Alves.
Uma das atividades mais importantes da Semana foi realizada nesta quarta-feira, dia 22. Por meio da secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Quatis participou da campanha do Dia Mundial sem Carro, uma mobilização internacional que acontece todos os anos. A proposta, de incentivar a população com panfletagem, também trabalhou atividades educativas que explicavam o tema “sustentabilidade”, e pediu à população que deixasse os automóveis em casa e fizessem uso de meios de transporte menos poluentes como bicicletas ou coletivos, durante toda a quarta-feira.
De acordo com o secretário Rural, Gustavo Duque, a meta, de divulgar a data e sensibilizar a população para o controle de emissão de gases poluentes, foi atingida. “É cada vez mais necessário nos atentarmos para a situação de risco ambiental em que o mundo se encontra e o Dia Mundial sem Carro é a oportunidade de todos estarem voltados para a mesma causa”, disse ele. “Quatis, enquanto Cidade Educadora está comprometida, também, a transmitir aos munícipes idéias de sustentabilidade, formando, assim, cada vez mais cidadãos comprometidos com o meio em que vivem,” completou o secretário.
Durante toda a semana, os alunos do CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, assistiram a palestras sobre educação para o trânsito, que deram instruções a eles como pedestres e futuros motoristas. Além de estudantes, todos os motoristas da prefeitura de Quatis também receberam instruções e palestras, com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais o trabalho exercido por eles.
Nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, no Centro da cidade, componentes da Guarda Municipal, farão abordagens a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “Essa atividade tem o intuito de atentar a todos para o respeito a normas simples, que frequentemente são violadas, como o uso do cinto de segurança e o desrespeito à faixa de pedestres, por exemplo,” destacou Rosana.
O prefeito José Laerte d’Elias, que participou de todas as atividades, explicou que um trânsito eficiente, com motoristas e pedestres respeitando as leis, é meta do seu governo. “Uma cidade que busca ser exemplar, tem que ter cidadãos conscientes da necessidade do respeito à sinalização, às regras que o trânsito nos impõe”, disse ele. “Nosso município está começando a implantar essas leis, por isso é tão importante uma abordagem ao motorista, uma palestra ao aluno”, finalizou o prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)