quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sábado (dia 25) é dia vacinação antirrábica animal


Cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados em um dos 40 postos de vacinação em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove neste sábado (dia 25), a campanha de vacinação antirrábica animal para cães e gatos acima de três meses de idade. A campanha acontecerá em 40 postos de vacinação, das 8h às 17h, e a expectativa é imunizar aproximadamente 25 mil animais, o que representa 80% da população de cães e gatos estimados para o município.
“O objetivo é promover a prevenção da raiva, considerada uma das mais graves zoonoses transmissíveis e com alto índice de mortalidade, próximo a 100%”, informou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMS, o veterinário Rogério José da Silva, esclarecendo que 300 profissionais, entre funcionários do CCZ, agentes comunitários de saúde e voluntários, principalmente alunos dos cursos de biologia, veterinária e de técnicos do Colégio Agrícola de Pinheiral, participarão da campanha.
A vacinação dos animais domésticos, como cães e gatos, é muito importante, uma vez que eles são as principais fontes de infecção para o homem, por terem contato mais próximo com os seres humanos. A vacina protege os animais contra a raiva evitando que transmitam a doença aos seres humanos. “Em função dessa cobertura vacinal temos mantido a raiva sob controle, sem registro de casos em humanos e em cães e gatos no município”, explicou Rogério, ressaltando que a vacina utilizada na campanha é gratuita e distribuída pelo Ministério da Saúde (MS).
A raiva é uma zoonose transmitida pela saliva e secreções do animal infectado através da mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura da pele lesada ou das mucosas. É uma doença infecciosa, caracterizada por sintomas de comprometimento do sistema nervoso central, que normalmente evolui para morte do doente.
A vacinação é uma das principais ações de controle da doença em áreas urbanas, responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina e, consequentemente, da raiva humana. “Diante disso é importante que todas as pessoas, neste sábado, levem o seu animal de estimação a um posto de vacinação mais próximo de sua casa”, disse Rogério, disponibilizando os telefones do CCZ (08000-251666 e 3339-4555) para mais informações à população.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)