quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Salão da primavera terá obras para portadores de deficiência visual em Resende


Abertura do evento contará com apresentação de escola de música da Prefeitura


Uma apresentação dos alunos da Escola Municipal de Música maestro Vicente Aniceto Senna, que foi reaberta este ano pela Prefeitura, é uma das atrações previstas para a abertura do 38º Salão da Primavera, que acontece neste sábado, às 19 horas, no Museu de Arte Moderna. O MAM de Resende se localiza na Rua Doutor Cunha Ferreira 104, próximo ao plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico da cidade.
Um dos acontecimentos principais da cultura no eixo Rio-São Paulo, o Salão da Primavera reunirá 52 obras de artistas plásticos, que poderão ser visitadas de 13 de setembro a 29 de outubro, de segunda a sexta-feira, entre 9 e 17h30m. A entrada é franca. O Salão da Primavera é realizado anualmente pela Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e do MAM.
Entre os artistas que tiveram obras selecionadas para a mostra este ano, três receberam Prêmios de Aquisição. Foram eles: Marcelo Angu (Prêmio Altamiro Pimenta – Prefeitura Municipal de Resende), Carmen Gardon (Prêmio Eitel César Fernandes – Câmara Municipal de Resende) e Di Mônaco (Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda). Carmem e Di Mônaco são artistas de Resende, enquanto Marcelo Angu é de Barra Mansa. Os artistas Adriana Torga, Flávio Velozo, Mari Dias, Petrillo e Wendell Amorim receberam menções honrosas.
A comissão julgadora que selecionou os trabalhos foi formada por Lucienne Figueiredo dos Santos, museóloga e assessora-chefe do Sistema Estadual de Museus; Cláudia Martins Costa Calaça, museóloga do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; e Cláudio Urbano Medeiros (artista plástico do Teatro Municipal).
Das obras escolhidas para o Salão da Primavera, dez trabalhos, entre quadros e esculturas, ficarão expostos em uma área destinada especificamente aos cidadãos portadores de deficiência visual. Uma destas obras é o desenho Rompendo o Silêncio. A iniciativa faz parte das ações implantadas pela Prefeitura com o objetivo de garantir o acesso deste segmento da população aos projetos da administração municipal.
O prefeito José Rechuan (DEM) reforça o convite à população para que visite o evento. Ele destacou o Salão da Primavera como “outro evento que demonstra o comprometimento da atual administração do Município com a cultura”. Entre as ações implementadas pela Prefeitura no setor a partir do ano passado, Rechuan citou a reabertura da Escola de Música, o Festival de Teatro, o lançamento do Projeto Aqui Tem Cultura e o processo voltado à aquisição pela administração municipal do Cinema Vitória – o anúncio oficial da compra do cinema está previsto para os próximos dias.
Já o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, definiu o Salão da Primavera como “o grande momento do Museu de Arte Moderna de Resende”. Segundo ele, o evento possibilita “o encontro de tantos estilos reunidos no mesmo espaço, com pintura, desenho, gravura e escultura”. A diretora do MAM de Resende, Vanda Perantoni, por sua vez, lembra que a trigésima-oitava edição do Salão da Primavera ocorre no mesmo ano em que o museu está comemorando seis décadas de existência, “o que torna ainda mais especial a edição de 2010”.
As escolas e outros segmentos organizados da sociedade poderão agendar visitas ao Salão da Primavera pelos telefones 3360-6155 e 3360-4470, ou pelo endereço eletrônico mam.resende@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)