quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Volta Redonda lança programa de arborização urbana ‘Ruas Verdes de Volta’

Realização de censo arbóreo vai definir os primeiros bairros a receber o plantio de novas mudas na cidade


Cerca de 60 pessoas participaram do lançamento da segunda etapa do Programa Municipal de Arborização Urbana “Ruas Verdes de Volta” – realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) - nesta terça-feira (dia 21), no Auditório da Prefeitura de Volta Redonda. Entre os convidados estavam 30 alunos do 6º ano do Colégio Profª Delce Horta Delgado, acompanhados pela diretora adjunta da unidade Fátima Romão.
Os estudantes assistiram à uma palestra sobre arborização urbana e assistiram a um vídeo apresentado pelo educador ambiental da SMSP, Bruno Castro. “Espero que a semente plantada hoje dê frutos e que estes estudantes se tornem multiplicadores na escola e na comunidade”, disse Castro.
Também estiveram no evento o chefe de gabinete da SMSP, Vanderlei Silva, que pediu ajuda às crianças na fiscalização das mudas e do gradil que as protege contra a ação de vândalos; o assessor ambiental da secretaria, Silvio da Fonte Alves, coordenador do projeto; Maurílio Ovídio, da associação de moradores do Santa Cruz; a presidente da associação de moradores do Vista Verde, Cecília Gonçalves; a diretora da ESA, empresa que presta serviço de varrição nas ruas da cidade, Catiane Muniz; e a diretora de administração da SMSP, Raquel Cardoso.
Silvio Alves explicou que o “Ruas Verdes de Volta” começou no ano passado com o plantio de árvores nos principais centros comerciais de Volta Redonda. “Foram privilegiadas as avenidas com mais tráfego”, disse Alves. Agora, o serviço começa com a realização do censo arbóreo para definir os primeiros bairros a receber o “Ruas Verdes de Volta”.
O programa vai utilizar árvores de 30 espécies nativas da Mata Atlântica, de pequeno e médio porte, adequadas para o ambiente urbano. Entre as espécies que serão utilizadas estão aroeira mansa, cambuci, cerejeira do mato, ipê amarelo e quaresmeira, que são de pequeno porte; e aldrago, aleluia, babosa branca, camboatá e copaíba, de médio porte.
CENSO ARBÓREO – O inventário da situação atual das árvores da zona urbana da cidade vai gerar um diagnóstico qualitativo e quantitativo para elaboração de um plano de ações, a curto, médio e longo prazo, de revitalização da arborização urbana de Volta Redonda.
Desde o dia 9 de setembro a equipe da secretaria desenvolve ações pela arborização em alguns bairros da cidade. Alunos da Escola Municipal Wladir Telles, no Vila Rica, passaram por curso de arborização urbana, capacitação florestal e implantaram área verde na unidade. Também fizeram o curso de arborização urbana os alunos da Escola Municipal Lund Fernandes, no Santa Cruz.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)