Volta Redonda lança programa de arborização urbana ‘Ruas Verdes de Volta’
Realização de censo arbóreo vai definir os primeiros bairros a receber o plantio de novas mudas na cidade
Os estudantes assistiram à uma palestra sobre arborização urbana e assistiram a um vídeo apresentado pelo educador ambiental da SMSP, Bruno Castro. “Espero que a semente plantada hoje dê frutos e que estes estudantes se tornem multiplicadores na escola e na comunidade”, disse Castro.
Também estiveram no evento o chefe de gabinete da SMSP, Vanderlei Silva, que pediu ajuda às crianças na fiscalização das mudas e do gradil que as protege contra a ação de vândalos; o assessor ambiental da secretaria, Silvio da Fonte Alves, coordenador do projeto; Maurílio Ovídio, da associação de moradores do Santa Cruz; a presidente da associação de moradores do Vista Verde, Cecília Gonçalves; a diretora da ESA, empresa que presta serviço de varrição nas ruas da cidade, Catiane Muniz; e a diretora de administração da SMSP, Raquel Cardoso.
Silvio Alves explicou que o “Ruas Verdes de Volta” começou no ano passado com o plantio de árvores nos principais centros comerciais de Volta Redonda. “Foram privilegiadas as avenidas com mais tráfego”, disse Alves. Agora, o serviço começa com a realização do censo arbóreo para definir os primeiros bairros a receber o “Ruas Verdes de Volta”.
O programa vai utilizar árvores de 30 espécies nativas da Mata Atlântica, de pequeno e médio porte, adequadas para o ambiente urbano. Entre as espécies que serão utilizadas estão aroeira mansa, cambuci, cerejeira do mato, ipê amarelo e quaresmeira, que são de pequeno porte; e aldrago, aleluia, babosa branca, camboatá e copaíba, de médio porte.
CENSO ARBÓREO – O inventário da situação atual das árvores da zona urbana da cidade vai gerar um diagnóstico qualitativo e quantitativo para elaboração de um plano de ações, a curto, médio e longo prazo, de revitalização da arborização urbana de Volta Redonda.
Desde o dia 9 de setembro a equipe da secretaria desenvolve ações pela arborização em alguns bairros da cidade. Alunos da Escola Municipal Wladir Telles, no Vila Rica, passaram por curso de arborização urbana, capacitação florestal e implantaram área verde na unidade. Também fizeram o curso de arborização urbana os alunos da Escola Municipal Lund Fernandes, no Santa Cruz.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)