sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Alunos participam de eleições para presidente

Estudantes do Pré II votam pela primeira vez e fazem caminhada cívica

Foto: Beth Melo
Cerca de 100 alunos do Pré II do Jardim de Infância Municipal Professora Júlia Varella, no bairro Vila Nova, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 30, de uma caminhada cívica pelas ruas do bairro distribuindo panfletos sobre a importância das eleições e de uma simulação das eleições para presidente. Já amanhã, dia 01, encerrando as atividades, às 10h30min, os alunos vão apresentar para os pais a música 'Herdeiros do Futuro' e durante todo o dia estarão expostos na escola os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. De acordo com a diretora da unidade, Carla Chaves dos Reis, estas atividades estão encerrando a comemoração do mês da Pátria.
“Na semana do Dia da Independência (07/09), as unidades escolares do município promoveram uma série de atividades para lembrar a data. Mas, devido à sua importância, pedi aos professores que trabalhassem durante todo o mês sobre os símbolos nacionais, a importância da pátria, os direitos e deveres dos cidadãos, o Estatuto da Criança e Adolescente, cidadania, entre outros assuntos, além de uma abordagem sobre as eleições. Os alunos participaram das ações com muito entusiasmo. Mesmo sendo uma eleição fictícia, eles estavam muito curiosos e gostaram bastante. Com certeza, alcançamos nosso objetivo”, comemora a diretora.
A secretária de Educação, Sílvia Victória Coutinho, ressaltou a importância de trabalhar estas ações. “Procuramos trabalhar a formação cívica em toda a rede escolar a fim de que os alunos tenham uma visão mais consciente e cidadã. É importante que as escolas trabalhem estes valores no dia-a-dia para que os cidadãos sejam formados desde cedo. Nosso papel é incentivar as unidades para que promovam estas ações educativas e de valorização do amor à pátria”, comenta Victória.
Para a professora do Pré II, Marília dos Anjos de Oliveira, a simulação das eleições é importante para criar nos alunos um sentimento de amor pelo país. “Trabalhei com os alunos sobre a importância do voto, de assistir com os pais as propagandas eleitorais, e de conhecer as propostas dos candidatos, entre outros itens essenciais. Também expliquei sobre a necessidade de levar um documento com foto para o dia da votação. Os alunos foram muito receptivos com o projeto”, conta Marília, informando que na turma de 19 alunos, 17 votos foram para Dilma Rousseff e 2 votos foram para Marina Silva.
Os colegas de turma Isabelle Oliveira Carvalho e Caio Braga Gabriel, ambos de 5 anos, aprovaram a iniciativa. “Eu achei muito legal votar para presidente. Foi a primeira vez que participei de uma votação e gostei bastante”, conta Isabelle. “Adorei votar para presidente. Foi muito legal e divertido poder ir até a urna votar. Me senti muito importante, como gente grande”, comemora Caio, que disse ter votado na candidata Dilma Rousseff, conclui ele.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)