sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cultura, reflexão, palestras e exposição marcam 1ª Semana Umbandista de Volta Redonda

É que neste período, o Memorial que fica no Centro da cidade e já é utilizado como palco de diversas manifestações culturais e religiosas, abrigará a 1ª Semana Umbandista de Volta Redonda.

Os adeptos da Umbanda – e também as pessoas interessadas em conhecer melhor esta religião que sincretiza vários elementos de outras crenças como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras – têm um encontro marcado no Memorial Zumbi, em Volta Redonda, nos próximos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro.
O evento, que envolverá grupos umbandistas de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Pinheiral, Bananal e Valença, está sendo promovido pelo Templo de Umbanda Luz Divina, com sede no bairro Sessenta, em parceria com a União Umbandista do Sul Fluminense (UNIUM), movimento que pretende agregar as casas de Umbanda da região visando fortalecer a religião no Sul Fluminense.
De acordo com os organizadores, o encontro que também pretende divulgar a religião que tem matriz afro e o movimento negro na região, será aberto ao público das 10 às 22 horas – período em que as pessoas poderão participar das atividades, tirar suas dúvidas ou simplesmente visitar o local para conhecer melhor as origens e a prática da Umbanda que é considerada uma das mais importantes heranças culturais da população afro-brasileira, além de um dos mais fortes elementos que contribuíram para a unificação dos povos.
Para isso, uma ampla programação foi montada pelos organizadores, incluindo apresentações de dança cigana, maculelê, capoeira, exibição de filme e show de curimba e de atabaques, além de palestras sobre os temas “Orixá, quem és?” e “História da Umbanda”, proferidas pelos sacerdotes paulistas Rodrigo Queiroz e Alexandre Cumino, que também é autor de vários livros umbandistas. Já para quem quiser se aprofundar nas bases da religião, ou conhecer mais sobre os rituais da Umbanda, o encontro também terá feira de livros, exposição de pintura umbandista e um espaço destinado à realização de pesquisas em sites especializados.
Outra novidade do encontro será a realização de uma pequena exposição contando a história da Umbanda, do Pai Zélio de Moraes, considerado o anunciador da Religião.
Uma queima de fogos, seguida de um culto de louvação aos Orixás, marcarão a abertura da 1ª Semana Umbandista de Volta Redonda na sexta-feira, dia 12. O evento terá início às 18 horas no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. Já no dia 15 - último dia de atividades - a louvação acontecerá às 20 horas no mesmo local, comemorando os 103 anos de Umbanda no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)