Músico da OSBM ganha bolsa de estudos em Israel
Esse será o primeiro músico da Orquestra a fazer um curso de longa duração no exterior
O contrabaixista Marcos Ramos Lemes, de 25 anos, da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), foi selecionado para participar de um curso em Israel, com duração de três anos e embarca na próxima segunda-feira, dia 1o de novembro. A capacitação é na verdade uma oportunidade do músico se especializar e tentar ingressar na Orquestra Filarmômica de Israel, já que vai estudar na academia da orquestra. A oportunidade é uma forma de levar o nome do município para o mundo, como destacou Zé Renato.
- Receber uma notícia como essa traz alegria e um orgulho imenso para nós. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos maiores projetos que temos, os músicos são propagadores da imagem do nosso município. Ver que está dando esse resultado é acreditar que todo investimento vale a pena. Aproveito para parabenizar todos que trabalham e estão à frente desse projeto e o Marcos, que se destacou e garantiu essa ótima oportunidade - comemorou.
De acordo com o maestro Vantoil de Souza, 15 músicos que receberam formação pela OSBM seguiram para outras importantes orquestras do país e Marcos será o primeiro a receber uma bolsa no exterior. “Os alunos são muito dedicados, gostam do que fazem e com o empenho de cada profissional envolvido no Música nas Escolas temos conseguido resultados positivos, como mostrar o talento desses jovens a ponto de se destacarem e conseguirem ótimas oportunidades de crescer como músicos. Temos experiência com alunos que fazem cursos de uma semana, quinze dias no exterior, mas um curso desses, fora do Brasil e de longa duração, será a primeira vez. É um marco para nós”, destacou.
O contrabaixista é de Roseira (SP) e veio para Barra Mansa após ter conhecido o projeto por meio de um amigo. Participou de um processo seletivo e está morando na cidade, onde cursa a faculdade de música. “Eu realizei um sonho ao integrar a orquestra de Barra Mansa e com certeza foi essa oportunidade que garantiu a minha ida para Israel. Gosto daqui, a cidade me acolheu muito bem e meu objetivo é conseguir entrar na Orquestra Filarmônica de Israel, durante o curso, como uma espécie de estagiário ou depois como profissional, mas se eu não conseguir volto para Barra Mansa satisfeito”, destacou o jovem.
De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Luiz Augusto Mury, a OSBM e o projeto Música nas Escolas são referência nacional. “ A OSBM e o projeto Música nas Escolas atingiram um importante nível de trabalho e essa formação atrelada ao talento desses músicos são responsáveis por esse sucesso e pela divulgação do município no Brasil e no exterior. É a cultura de Barra Mansa chegando a diferentes locais e encantando por onde passa – concluiu.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)