Dia de finados: Prefeitura mobiliza quase 50 operários na limpeza do cemitério municipal
Missas vão ser celebrados na Igreja do Alto dos Passos
O Cemitério Municipal Senhor dos Passos, localizado no Alto dos Passos, e as ruas próximas ao local, receberam desde a semana passada serviços de limpeza, capina, retirada de entulho e pintura. Todo este trabalho foi realizado em razão do grande movimento esperado no local para o Dia de Finados, na próxima terça-feira (02 de novembro), quando mais de 20 mil pessoas deverão visitar as sepulturas, de 6 às 18 horas.
Dentro do cemitério, os serviços de limpeza foram executados, durante duas semanas, por 14 homens da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Além da limpeza, eles pintaram o muro da frente do cemitério e a capela localizada na entrada do local. Nos fundos desta capela, funciona a área da administração. Já nas ruas dos bairros Alto dos Passos e Vila Moderna próximas ao cemitério, os trabalhos foram feitos por 32 funcionários, que realizaram serviços de capina, roçada, retirada de entulho e pintura de meio-fio.
Paralelo a esse trabalho de limpeza, a Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura realizou a pintura de faixas de sinalização e quebra-molas das vias de acesso ao cemitério, desde a Rua do Rosário até a Rua Senhor dos Passos, passando pelas ruas XV de Novembro e João Pessoa, visando organizar o tráfego de veículos no bairro, que já é considerado intenso devido à proximidade do Dia de Finados.
De acordo com a coordenadora do Cemitério Municipal, Maria Aparecida Benance, as pessoas que forem ao local na terça-feira poderão utilizar os três portões com entrada pelo bairro Alto dos Passos, sendo um portão principal e duas passagens abertas provisoriamente para o Dia de Finados, além do portão localizado nos fundos do cemitério para os visitantes que vêm pelo bairro Vila Central.
Já as missas este ano vão ser celebradas na Igreja Senhor dos Passos (Alto dos Passos), às 7, 10 e 16 horas. A igreja evangélica Peniel realizará cultos nas proximidades da capela localizada dentro do cemitério, às 10 e às 15 horas.
Fundado em 1832, o Cemitério Senhor dos Passos tem atualmente mais de sete mil sepulturas. A sua história poderá ser conhecida a partir desta sexta-feira, dia 29 de outubro, através da exposição que o historiador e diretor do Arquivo Histórico da Prefeitura, Claudionor Rosa, realiza até terça-feira, dia 02 de novembro, reunindo fotos antigas e reproduções de documentos no interior da capela do cemitério. A mostra se denomina Finado Cultural.
- A exposição vai representar novamente uma oportunidade importante para que as pessoas conheçam um pouco da história do Cemitério Municipal. Na organização desta exposição, contamos sempre com o apoio dos funcionários do local, principalmente no levantamento de informações, pois os servidores conhecem bem a história das sepulturas - destaca Claudionor, explicando que antes da inauguração do cemitério, os sepultamentos eram feitos dentro da Igreja Matriz ou em seu entorno.
Entre os túmulos mais visitados no Cemitério dos Passos estão o da estudante Eni Seabra, a quem são atribuídos milagres e graças; o jazigo dos padres de Resende, no qual estão os restos mortais de sacerdotes que participaram da caminhada da Igreja Católica em Resende, como os padres Flávio Azambuja, José Sandrup, Ludovico Stanuck e Leon; e a sepultura do poeta Luiz Pistarini, autor da letra do Hino oficial de Resende.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)