segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Encontro sobre segurança debate instalação de posto de policiamento comunitário

Resende está relacionada em programa do Governo Federal para receber esta unidade

Guarda Municipal, que atua também no controle do trânsito, vai receber recursos federais para modernização da corporação
Resende está entre os municípios brasileiros relacionados para receber pelo menos um dos 2.883 Postos de Policiamento Comunitário (PPC´s) previstos no PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania). A informação é do superintendente de Ordem Pública do Município, José Antônio dos Santos – Ed Muprh, que participou esta semana, na Prefeitura de Barra Mansa, de um encontro do coordenador regional do PRONASCI em Brasília, Ronaldo Teixeira da Silva, com representantes das cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública do Médio Paraíba.
Durante o encontro, os municípios da região foram informados de que as atividades previstas no PRONASCI serão inseridas na próxima fase do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Com isso, todas as cidades que fazem parte de consórcios na área de segurança pública receberão recursos federais destinados à criação dos postos de policiamento comunitário.
Segundo José Antônio, os postos vão ter uma central de monitoramento interligada a dez câmeras de vigilância, duas viaturas e duas motocicletas. A expectativa do Governo Federal é de que algumas cidades sejam contempladas com o projeto nos próximos meses. O superintendente de Ordem Pública da Prefeitura de Resende informou ainda que o gerenciamento dos postos de policiamento comunitário ficará a cargo dos municípios em parceria com a Polícia Militar.
- Para Resende, o posto vai fortalecer o trabalho integrado que já estamos fazendo no município em relação à segurança pública. Uma das ações é o sistema de monitoramento que a Prefeitura vem implantando com o objetivo de reforçar a vigilância em 19 pontos movimentados da cidade. Com a implantação do PPC, cujo funcionamento é semelhante ao das UPP`s (Unidade de Polícia Pacificadora), do Rio de Janeiro, vamos trilhar outro passo importante no sentido de garantir a segurança da população – disse o superintendente
PREVENÇÃO CONTRA DROGAS - Implantado este ano a partir de uma mobilização liderada pela Prefeitura de Resende, o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública do Médio Paraíba reúne as cidades de Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda, Rio Claro, Pinheral, Piraí, Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores e Vassouras.
No caso de Resende, a participação no Consórcio representou uma das ações do Plano Municipal de Ordem Pública, cujas atividades foram retomadas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), no começo do ano passado.
Além do Posto de Policiamento Comunitário, a cidade poderá ser beneficiada com outros projetos encaminhados pelo Consórcio do Médio Paraíba ao Governo Federal na área de segurança pública, dentro do PRONASCI. Os projetos encaminhados são os seguintes: Programa Mulheres Pela Paz, PROTEJO (Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade), GGIR (Gabinete de Gestão Integrada Regional), Modernização da Guarda Municipal e Plano Regional de Segurança Pública. Pelo menos dois deverão ser aprovados ainda neste ano.
- Graças à implantação do Consórcio Regional, Resende poderá receber também recursos previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, o que ampliaria as ações desenvolvidas pela Prefeitura visando o tratamento e recuperação de dependentes químicos – concluiu o superintendente, lembrando algumas das medidas já implantadas pela Prefeitura nesta direção, entre elas o lançamento da Campanha Viva Sem Drogas e o Fórum Municipal Sobre Drogas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)