Equipes de Combate à Dengue intensificam campanha de prevenção à doença em BM
Vigilância Ambiental diz que população é a principal aliada na luta contra o aedes aegypti
Foto: Paulo Dimas
|
A proximidade do período de calor, somada às fortes chuvas, está fazendo com que a Prefeitura de Barra Mansa, por meio das equipe da Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Saúde, intensifique suas ações de prevenção e combate à Dengue. O objetivo, segundo o coordenador da Vigilância, Antônio Marcos Rodrigues Filho, é fazer com que a população se mantenha consciente sobre a importância de sua participação no sentido de evitar criadouros do aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.
Para que um número maior de pessoas sejam informadas sobre as medidas preventivas, a Vigilância tem contado com apoio dos homens do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros e com as palestras promovidas pelos agentes de Combate à Dengue que, com freqüência, têm ocorrido em grandes indústrias, siderúrgicas, transportadoras e Associações de Moradores. A meta da Vigilância, conforme explica o coordenador, é fazer com que a campanha alcance a toda a população com informações sobre os cuidados com a dengue, para que ela seja multiplicadora no combate a esse problema.
- A população tem que aceitar e se conscientizar que seu papel é fundamental na prevenção e que atitudes simples, como cuidados com caixas d´água, vasos de plantas, pneus abandonados e banheiros desativados são muito importantes para evitar os criadouros e a proliferação do aedes aegypti. As condições climáticas, até aqui, estavam contribuindo para manter os índices baixos. No entanto, com a aproximação do período de chuvas e calor, temos que intensificar nossas ações porque a probabilidade do aparecimento de focos da dengue tende a aumentar – explicou o coordenador.
Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde, na prevenção a proliferação do mosquito da dengue, foi a aplicação de um novo larvicida que, há dois meses, vem sendo utilizado pelas sete equipes da Vigilância. O produto, conforme esclarece Antônio Marcos, estende o tempo de descontaminação e dura entre oito e 22 semanas, prazo superior ao larvicida utilizado antes, que agia apenas entre 10 a 15 dias.
- A mudança da substância foi uma determinação da OMS diante da realidade do país e até mesmo mundial. Os vírus da dengue mais comuns nos últimos anos são o tipo dois e três. Mas, com a reintrodução do vírus tipo 1, a preocupação em todo o mundo aumenta porque este vírus ficou inativo por cerca de 12 anos. Muitas pessoas não possuem anticorpos contra o vírus tipo 1 e se não prevenirmos, a epidemia da dengue pode ser grande – explicou Antônio Marcos, ao informar que Barra Mansa tem mantido o índice de infestação do Aedes aegypti dentro do estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de menos de 1%.
Além dessas ações, a Vigilância em Saúde Ambiental também fechou uma parceria com o setor de Fiscalização de Obras, da Secretaria de Ordem Pública, para que os fiscais passem a notificar os responsáveis por condomínios e estabelecimentos comerciais que tenham marquises, para que façam a limpeza e desobstrução dos drenos, evitando dessa forma que a água das chuvas fique parada no local. “Os fiscais da Secretaria de Ordem Pública também serão nossos aliados no combate à dengue. É preciso lembrar que tudo o que acumula água facilmente pode se tornar um criadouro do Aedes aegipty. Por isso, também alertamos a população com relação as caixas d´água, que durante todo o ano devem ficar devidamente cobertas”, acrescentou Antônio Marcos.
De acordo com o prefeito Zé Renato, a mobilização é necessária pois muitas pessoas se esquecem de que a prevenção deve ser permanente. “É importante mantermos o cuidado com a dengue no período em que as chuvas são escassas e aumentar nossa atenção quando o calor se aproxima. A Prefeitura faz todo um trabalho de conscientização e prevenção o ano todo e esperamos, sempre, contar com apoio da população”, destacou o prefeito.
Além de visitar as residências, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental ministram palestras nas escolas, associação de moradores, empresas, transportadoras, instituições, entre outros locais. Para saber mais sobre as palestras, que são gratuitas, os interessados podem ligar para os telefones (24) 3322-6358 ou 3326-2745. Para mais informações, denúncias e solicitação da visita dos agentes a população pode ligar para o telefone da Ouvidoria da Prefeitura, através do número 0800 701 91 40.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)