quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Recicla quatis é realizado no município

Programa de reciclagem vai recolher lixo sólido nas residências da cidade

O prefeito José Laerte d’Elias relançou na manhã desta quarta-feira, dia 6, o Recicla Quatis, um programa de reciclagem, que visa à organização de resíduos sólidos que podem ser reaproveitados. A cerimônia de relançamento, que aconteceu no Centro da cidade, contou com a presença de secretários municipais, vereadores e alunos da rede municipal de ensino.
O Recicla Quatis existe na cidade há vários anos, mas havia sido suspenso. Este ano, ele passou por uma reformulação. “O Recicla está de cara nova. Agora, em vez de separar e entregar o lixo ao caminhão que faz a coleta normal, todas as famílias vão receber um saco personalizado e nele juntarão os resíduos. Duas vezes por mês, um caminhão especial fará o recolhimento e a troca do saco por outro vazio”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Rocha.
Os resíduos sólidos que podem ser reciclados são papéis, embalagens longa vida, latinhas, metais, plástico e vidro. “Óleo de cozinha usado, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias devem ser embalados separadamente e entregues na sede da secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente”, acrescentou o secretário.
Todo o material recolhido nos sacos especiais passará por uma triagem num galpão montado pela prefeitura na estrada que liga o município ao distrito de São Joaquim. A empresa responsável por esta etapa, vencedora de processo de licitação, é a Recivolta.
De acordo com o prefeito José Laerte d’Elias, o Recicla Quatis é uma oportunidade de mostrar às pessoas a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, a melhoria da qualidade de vida. “O problema do lixo é mundial. É preciso que todas as pessoas estejam conscientes da necessidade da reciclagem, para a preservação do meio ambiente e da própria vida das pessoas”, disse ele.
Logo após a cerimônia de relançamento do Recicla Quatis, os agentes de Saúde saíram às ruas para distribuir os sacos plásticos e tirar as dúvidas da população. A operação deve durar quatro dias. “Entender o Recicla Quatis é fundamental para que as pessoas apóiem a ideia. Não adiantaria distribuir os sacos, se os moradores não conhecessem a essência do programa”, destacou o prefeito José Laerte.
A etapa seguinte ao relançamento do programa será a consolidação do Bio Verde, um projeto concebido pelo prefeito José Laerte, que visa à troca de lixo pelo Bio Verde, uma moeda local, que renderá descontos em impostos municipais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)