quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hemonúcleo de BM precisa de doações para repor o estoque

Centro de captação sofreu uma queda de 60% no mês de setembro


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo um apelo aos doadores voluntários do Hemonúcleo que colaboram na manutenção do estoque do centro de captação que, no mês de setembro, sofreu uma queda de 60%, se comparado com o mesmo período do ano passado. Conforme explica o assessor técnico do Hemonúcleo, Flávio Marcos Simões, essa foi um situação atípica, tendo em vista que as doações costumam sofrer queda em épocas de férias, festa de final de ano e inverno. “Setembro foi um mês atípico e sofremos uma queda significante para o Hemonúcleo, que só conseguiu controlar o estoque porque a demanda hospitalar foi baixa. Caso contrário, teríamos passado dificuldades” comentou o assessor.
De acordo com Flávio, é muito importante a conscientização da população com relação a doação de sangue que, ele esclarece, é feita com material descartável e não oferece nenhum risco à saúde do doador. Toda pessoa, antes de ser encaminhada para a coleta, passa por uma análise médica e um pré-exame de sangue que vai detectar se ela realmente está apta a realizar a doação. Nesse procedimento são analisados quadros de anemia, hepatite, hipertensão, uso contínuo de medicamentos e os requisitos básicos para doação que são: ter idade entre 18 a 65 anos e peso acima de 50 quilos.
- Os doadores que chegam ao Hemonúcleo passam por uma triagem, são avaliados por um médico e informados sobre o procedimento de doação de sangue que, ainda hoje, envolve muitos mitos como, por exemplo, o de que mulheres não podem doar por causa do ciclo menstrual. Outro esclarecimento é com relação a quantidade de sangue coletada, que pode ir de 350 a 450 ml, o que, no entanto, não prejudica em nada o organismo do doador que, após a coleta, é hidratado com um lanche– explica Flávio, ao informar que 70% dos doadores é formado pelo público masculino e apenas 30% por mulheres.
Segundo o prefeito Zé Renato, que também pede o apoio da população, atualmente o Hemonúcleo abastece quatro hospitais: três em Barra Mansa e um em Piraí, onde a demanda pelas bolsas de sangue tendem a aumentar devido a proximidade da alta temporada.
- Buscamos sempre conscientizar as pessoas e convidá-las a praticar este ato de solidariedade doando sangue. A população de Barra Mansa sempre colabora conosco e temos certeza de que nessa situação, com essa queda atípica no mês de setembro, não será diferente. Os interessados em fazer a doação podem procurar e confiar nas nossas equipes. Sem dúvida, vocês contribuirão com a saúde e a vida de muitas pessoas – destacou o prefeito
De acordo com o secretário de Saúde, Wilton Neri, não é necessário que os doadores estejam de jejum para doar sangue. Os homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses. “Pedimos que as pessoas em condições não deixem de doar. Ninguém corre risco de saúde ao doar sangue, mas acaba se tornando útil para salvar, no caso de uma hemorragia, acidente ou cirurgia, a vida de pessoas que nem conhecem ou amigos, ou até mesmo da própria família”, finalizou o secretário. O Hemonúcleo de Barra Mansa fica no prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ribeiro, nº 205 A, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. Telefone: (24) 3322-8430.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)