sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Karatê de Piraí tem 5 atletas no Mundial da Itália

Piraienses esperam aumentar galeria de medalhas, que se aproxima de 1.000


A Escola de Karatê da Prefeitura de Piraí está representada por cinco atletas no Campeonato Mundial que será disputado neste fim de semana, na cidade de Massa Carrara, na Itália. Os cinco piraienses que integram a Seleção Brasileira viajaram bastante motivados para ampliar a galeria de conquistas da Escola de Piraí, que já conquistou 13 medalhas em mundiais, sendo 4 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.
Os cinco atletas - Izac Machel Fraga Ezequiel, Marcos Richard Egídio de Oliveira, Jonatan Bernardo Ribeiro, Thiago Palmeira Alves e Nicolas Mariano Brandão Melgarejo – viajaram levando a confiança do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), que fez questão de dar os parabéns aos representantes de Piraí no Mundial, independentemente do resultado que obtenham:
“Estão todos de parabéns, inclusive os professores, porque o projeto está obtendo resultados além do esperado. Nossos projetos esportivos visam, primordialmente, contribuir para o desenvolvimento sadio dos nossos jovens, dada a inegável importância da prática esportiva para a formação integral do cidadão. Ter representantes numa competição como o Mundial, o ponto alto de cada esporte, é por si motivo de orgulho para nós, piraienses. Mas nossos jovens têm ido além, ganhando medalhas nas mais diversas competições. Estão aí as 981 medalhas obtidas em 43 torneios, média de quase 23 por torneios. E tenho certeza de que nossa população estará torcendo muito neste fim de semana para que eles fechem com chave de ouro a temporada de 2010”, afirmou o Prefeito Tutuca.
Professor e líder da Escola de Karatê da Prefeitura de Piraí, Adriano de Oliveira,está bastante confiante no desempenho dos cinco piraienses que estão no Mundial e cita como exemplo o Campeonato Sul-americano, disputado em Montevidéu, Uruguai, no início de outubro, apenas por faixas pretas. Dos três atletas piraienses que integraram a Seleção Brasileira, dois conquistaram medalhas de prata – o próprio Adriano e Thiago Souza Dias da Silveira -, enquanto o terceiro, Thiago Palmeiras Alves, que está no Mundial, terminou em quarto lugar, deixando escapar por pouco outra medalha.
“Nossos atletas têm provado competência, tanto em competições locais, quanto internacionais. Esse nível de técnica, força e equilíbrio emocional, exigido em competições desse gabarito, é fruto de muito trabalho e esforço, tanto dos atletas, quanto da Prefeitura de Piraí, que não tem deixado faltar apoio, investindo e possibilitando a participação da equipe em diversas competições. A participação em competições como essas é muito importante para o aprimoramento técnico dos atletas e essa experiência pode ser repassada para os demais alunos da nossa Escola”, frisa Adriano.
O Sul-americano de Montevidéu reuniu cerca de 230 karatecas do Brasil (45 atletas), Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia e Uruguai, classificados em seletivas específicas para a competição continental. Com as duas medalhas de prata obtidas no Sul-americano, a Escola de Kakatê da Prefeitura de Piraí agora 981 medalhas obtidas em 43 torneios disputados desde sua criação em 2001.
A Escola de Ginástica de Trampolim da Prefeitura de Piraí também estará em ação neste sábado, 30 de outubro, quando participará do Campeonato Estadual, em Volta Redonda. Além de competir com 42 atletas das categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e elite, Piraí também cedeu aparelhos que contribuirão para aumentar o brilho da competição, que volta a ser disputada com todos os aparelhos pela primeira vez, desde 2005.
Segundo a treinadora da equipe piraiense, Shirley Arantes, houve um Campeonato Estadual em 2008, mas com prova apenas de trampolim. Pela importância do evento, que estará sendo disputada no Sul Fluminense, a Prefeitura de Piraí concordou em ceder dois aparelhos para a competição – o tumbling e o duplo-mini, este último comprado recentemente na Alemanha.
“A volta do Campeonato Estadual é muito importante, ainda mais sendo disputado na nossa região, possibilitando que muitos pais possam ver seus filhos em ação, o que contribui também para o melhor desempenho dos atletas. Portanto, na poderíamos deixar de dar nosso apoio, seja participando, seja contribuindo com aparelhos que possam contribuir para o nível técnico da competição”, explicou Shirley Arantes.
Há grande expectativa em torno do desempenho da equipe de duplo-mini de Piraí, formada por Neilvaldo Neves, Bernardo Jordão e Edmon Vi]dal, que integram a Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Metz, França, em novembro. O Estadual servirá de mais uma fase de treinamento para eles, que pretendem executar uma série nova que, bem executada, seundo a treinadora, pode levar o Brasil à final do Mundial, com chance de medalha.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)