terça-feira, 5 de outubro de 2010

Projeto música na igreja acontece neste sábado em Resende


Orquestra de Petrópolis vai se apresentar na Igreja Matriz
 

Organizado pelo Centro Musiart, com patrocínio da MAN Latin America e apoio da Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, acontece neste sábado, dia 09, o projeto Música na Igreja, que apresentará no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19 horas, um concerto com a orquestra e o coral da Universidade Católica de Petrópolis. A entrada é gratuita.
Regido desde 1989, pelo maestro resendense Antônio Carlos Gastão, o Coral da UCP foi idealizado durante um Encontro Universitário no Seminário Diocesano, ocorrido em fevereiro de 1976. Naquele mesmo ano aconteceu sua primeira apresentação pública. Desde então, o coral mantém uma agenda intensa, com uma média de 60 apresentações por ano. O coral dedica-se especialmente à Música Sacra, apresentando-se regularmente nas missas da Catedral São Pedro de Alcântara e da Capela da UCP, ambas em Petrópolis.
O reconhecimento de sua qualidade vem de longe, tendo mantido longas colaborações com importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira (com a qual participou de diversas edições do Projeto Aquarius) e, desde 1998, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, com a qual atuou sob a regência de Armando Prazeres, José Guadalupe Flores, Roberto Duarte e Carlos Prazeres. Em julho deste ano, o Coral da UCP participou da gravação em CD da Sinfonia Brasília, de César Guerra-Peixe, sob a regência do conhecido maestro Isaac Karabtchevsky.
Entre os momentos de destaque da orquestra que vai se apresentar em Resende neste sábado estão o segundo lugar no Concurso Nacional de Corais do projeto Um Natal Bem Brasileiro, em 1997 (cujo prêmio foi a gravação de seu primeiro CD) e o convite, em abril de 2005, pela Direção Artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para apresentar-se, juntamente com a Orquestra de Câmara da UCP, neste que é um dos mais prestigiosos palcos do país.
Nascido em Resende, o Maestro Antônio Carlos Leal Gastão iniciou no seu próprio município os seus estudos musicais. Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.
Além de um curso de Especialização em Composição com Ronaldo Miranda, realizada pela UERJ em parceria com a Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha), participou também de Cursos e Seminários na área de Regência Coral e Orquestral, destacando-se aqueles realizados com os maestros Eph Ehly, Henry Leck, Alberto Grau, Jon Washburn, Martin Schmidt e Isaac Karabtchevsky. Na Universidade Católica de Petrópolis, dirige o Coral desde 1989 e a Orquestra desde sua fundação em 1997.
Grande parte do repertório previsto para ser apresentado em Resende no próximo sábado será formada por obras musicais que falam sobre a história de Resende.
Estas composições são as seguintes: “Os Puris”, “Os Bandeirantes”, “Nasce a Vila” e “Os imigrantes”. Estão previstas também duas composições de Heitor Villa-Lobos: “Canto do Pajé” e “Invocação em Defesa da Pátria”.
No entendimento do prefeito José Rechuan (DEM), a realização do Projeto Música na Igreja representa um acontecimento de grande importância no sentido de contribuir diretamente para o resgate do passado histórico da Praça Oliveira Botelho, na qual está localizada a Igreja Matriz de Resende.
Segundo ele, “a Prefeitura apóia com muita satisfação a realização do evento, principalmente porque ele vai proporcionar à população a chance de assistir a um espetáculo cultural de grande qualidade”.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)