quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Torneio de xadrez reúne alunos em Barra Mansa

Competição é formada por crianças que participam do projeto “Xadrez nas Escolas”


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza na manhã desta quinta-feira, dia 7, na Escola Municipal Vereador Paulo Basílio de Oliveira, no bairro Vila Nova, o Campeonato de Xadrez da Rede Municipal de Ensino. São esperados cerca de 300 alunos que fazem parte do Projeto ”Xadrez nas Escolas”. Segundo o prefeito Zé Renato, o município tem investido em opções de lazer que sejam aliadas ao conhecimento e o desenvolvimento humano dos alunos.
- Nós queremos proporcionar um ensino de qualidade não só pelas matérias curriculares, mas também por essas atividades extras que contribuem no desenvolvimento humano e social dessas crianças – disse.
O projeto “Xadrez nas Escolas” completou cinco anos em 2010 e é realizado em 12 escolas, atendendo cerca de três mil alunos. A faixa etária do projeto é de crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos, estudantes de escolas da rede municipal. Mas nas Escolas Doméstica Cecília Monteiro de Barros e Municipal Henrique Zamith existe um projeto piloto de implantação do xadrez para as crianças de 4 a 6 anos.
O campeonato foi dividido em seis categorias. No período da manhã, serão as categorias “A” (4 a 6 anos), “B” ( 6 a 8 anos) e “C” (8 a 10 anos) e na parte da tarde, “D” (10 a 12 anos), “E” (12 a 14 anos) e “F” (14 a 16 anos). Todos os alunos participarão em horário de contraturno, ou seja, quem estuda de manhã participa à tarde e vice-versa. Os vencedores receberão troféus e medalhas.
De acordo com o assessor de Educação Física da SME, Ricardo Rosas, o objetivo do evento é popularizar o jogo e mostrar que além da contribuição educacional relatada por pais e educadores, o xadrez quer aproximar as pessoas e minimizar diferenças. “Esse projeto de xadrez tem nos encantado muito, é o projeto que nos dá mais respostas positivas. O esporte tem se tornado uma febre nas escolas e esperamos que esse número de participantes aumente ainda mais porque os pais e professores estão notando como o desempenho do aluno tem melhorado e isso vai contribuiur na vida adulta dele também e na sociabilização – disse o assessor, lembrando que alguns alunos são tão dedicados que ganham até dos instrutores.
Os participantes contam com quatro aulas de xadrez por semana e além desse treinamento, o projeto tem levado o xadrez gigante, com peças que medem cerca de 50 centímetros, a todas as escolas da rede municipal, às quintas-feiras, com a finalidade de popularizar o esporte e despertar interesse em outros alunos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)