quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Adolescentes de BM participam da oficina 'Despertar para a moda'


Curso foi oferecido a 20 alunos da rede municipal de Ensino


Um grupo de adolescentes da Rede Municipal de Ensino participou de uma atividade diferente, nesta terça-feira, dia 16. Por meio de uma parceria com o Senai-Moda e o Sindvestsul (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul do Estado do Rio de Janeiro), a Prefeitura de Barra Mansa ofereceu a oficina de criação "Despertar para a Moda", que teve por objetivo a customização de roupas e reuniu 20 adolescentes, com idades entre 15 e 18 anos, no Centro de Cultura Estação das Artes, no Centro.
O projeto “Despertar para a Moda” é desenvolvido pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) há um ano e visa mostrar aos jovens um mercado que vem crescendo, no entanto, que demanda mão-de-obra especializada, conforme explica o estilista do Senai-Moda, Saint Clair dos Santos. O curso foi realizado em dois períodos, sendo a primeira turma das 8 às 12 horas e a segunda, das 13 às 17 horas.
- Essa é a primeira vez que o curso é aberto a alunos da rede pública. O 'Despertar para a Moda' incentiva os adolescentes a se interessarem pelas profissões que envolvem os bastidores da moda como, por exemplo, costureira, modelista, pilotista e bordadeira. O retorno das duas oficinas foi ótimo e os jovens souberam aproveitar muito bem, criando muitas novidades com as camisetas – comentou comenta Saint Clair.
O prefeito Zé Renato destacou que a iniciativa é muito importante por oferecer aos jovens oportunidade de aprender um novo ofício. “O mercado precisa de profissionais da moda e nós temos jovens cheios de energia, ansiosos por conhecimento e por um espaço neste mercado competitivo. Às vezes, as pessoas querem trabalhar e encontram dificuldade em conseguir emprego e este curso abre um leque de oportunidades”, comentou o prefeito.
Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, a adolescente Thais Aparecida Souza de Pina, de 16 anos, falou da experiência de participar da oficina. “Foi ótimo. Aprendi a gostar de costurar com a minha avó e já customizei várias roupas minhas. A oficina me ensinou a fazer várias coisas novas e já estou ansiosa para colocar em prática”, disse Thais. Único adolescente a participar do evento, o estudante Ramon Gustavo de Paulo Francisco, de 15 anos, que cursa o 9º ano, também elogiou a oficina. “Achei muito interessante porque nos ensinou a criar o nosso próprio estilo. A partir de agora vou poder mudar várias roupas que tenho e não uso mais”, salientou Ramon.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris, o curso reforçou a importância de qualificar a mão-de-obra do município. “Com este curso buscamos contribuir com a capacitação dos jovens do município na customização de roupas. A medida visa incentivá-los a buscarem novas qualificações e aprofundarem suas habilidades para o ingresso profissional na diversificada cadeia produtiva da moda. Uma vez que o mercado está em expansão e precisa de profissionais qualificados”, comenta o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)