quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Consciência negra: Prefeitura vai entregar certificado almirante negro joão cândido

Noite de samba, capoeira, jongo, dança e cerimônias religiosas: outras atividades marcadas


A Prefeitura realizará várias ações para marcar a Semana da Consciência Negra em Resende. As atividades, que serão desenvolvidas por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, começam neste sábado, dia 13 de novembro, e vão até o dia 20, com tema “Mais que a sua cor, mostre a sua raça”. O ponto alto da programação vai ser a homenagem a personalidades que contribuíram de alguma forma para o debate sobre as questões raciais, ou para a preservação da cultura negra.
De acordo com a coordenadora do órgão, Sônia Freitas, 14 pessoas serão homenageadas durante a solenidade, que será realizada no dia 17 de novembro (quarta-feira), às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal. Elas receberão o Certificado Almirante Negro João Cândido. O nome da honraria é uma homenagem ao marinheiro conhecido como Almirante Negro, que liderou a Revolta da Chibata, em 1910, no Rio de Janeiro, contra os maus-tratos impostos aos marinheiros de baixas patentes, que eram punidos com chibatadas.
- Nessa solenidade iremos homenagear várias personalidades, como o senhor Manoel Aldão da Silva, pela sua história de luta em favor do negro. Ele já é falecido, mas sua família irá receber o certificado como um reconhecimento por seu trabalho e seu histórico ligado às questões negras. – explicou Sônia, salientando que, na mesma solenidade, a cantora Marina Padilha irá apresentar a canção “O Almirante Negro”, de Jorge Linhaça.
Ex-jogador do Resende Futebol Clube, Manoel Adão foi funcionário da Rede Ferroviária Federal e fundador do Bloco Carnavalesco Última Hora, que em décadas passadas era uma das grandes atrações do carnaval de rua em Resende.
Serão homenageados ainda na cerimônia a jongueira Estelina Ferreira; os mestres de capoeira Nilson Correa e Luiz Claudio de Freitas; o professor de capoeira, Uilian Henrique; os professores e militantes do movimento negro de Resende Giovanna da Silva Macedo, Adriana Angelina, Marcelo Césio Silva e Elon Viana; o juiz Especial Civil Roberto Henrique dos Reis, que na última terça-feira, 09, ministrou palestra sobre o Estatuto da Igualdade Racial, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco); a jornalista Juliana Souto, apresentadora do RJTV, noticiário da TV Rio Sul, por suas reportagens em favor da causa negra; a assessora da Pastoral Afro Fátima Vilma; e o superintendente de Relações Comunitárias da Prefeitura de Resende, Ubiratan de Oliveira, o Birinha; além de um outro homenageado cujo nome será divulgado antes da cerimônia.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)