quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Prefeitura de Quatis capacita pessoal de apoio para reciclagem

Objetivo e que merendeiras e serventes saibam como separar o lixo

A prefeitura de Quatis, por meio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 10 e 11, um curso de capacitação para o pessoal de apoio que atua nas escolas do município. Durante dois dias, 72 merendeiras e serventes aprenderão a separar o lixo produzido nos colégios.
“A ideia é que elas sirvam de exemplo no cotidiano dos alunos e ajam como agentes multiplicadores do Recicla Quatis”, disse a secretária de educação, Aldjane Prata, referindo-se ao programa relançado pelo prefeito José Laerte d’Elias há um mês, que tem como objetivo organizar, de forma diferenciada, resíduos sólidos que podem ser reaproveitados.
O grupo que receberá a capacitação será dividido em duas turmas. A primeira, que abrange trabalhadores das escolas municipais Julieta Pereira Sampaio, Maria Helena Rafael de Elias, Edméia Dulce de Barros Franco e Henry Nestlé, participará do curso nesta quarta, durante todo o dia.
Na quinta, a capacitação será oferecida às serventes e merendeiras da creche municipal e da creche comunitária, das escolas rurais e das escolas municipais Pessoa de Barros e CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias.
“Essas pessoas estão nas escolas e, além de produzirem a merenda escolar, têm convivência com os alunos. A atuação delas dentro do Recicla Quatis é fundamental para a observância dos estudantes e a disseminação do ideal do programa”, explicou o secretário de Meio Ambiente do município, Alexandre Rocha.
Desde o relançamento do programa, já foram capacitados catadores de lixo seco, catadores de lixo úmido, agentes de saúde, que estão visitando as residências do município para distribuir os sacos nos quais o material reciclável será acondicionado e, nesta etapa, merendeiras e serventes.
Para o prefeito José Laerte d’Elias, que esteve presente à primeira parte dos trabalhos desta quarta-feira, o processo de capacitação é apenas uma das fases do programa. “É a parte mais importante, porque é aqui que todos vão aprender o funcionamento do Recicla Quatis e saber como proceder para o recolhimento do lixo e até como multiplicar a ideia do programa”, detalhou ele. “Depois da capacitação vem a prática, o dia a dia do Recicla, o recolhimento e a separação do lixo”, acrescentou José Laerte.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)