quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Resende: Serviço de ressonância móvel atenderá pacientes de resende a partir do dia 29

Moradores devem atualizar seus dados na Secretaria de Saúde


Resende recebe no próximo dia 29 de novembro o aparelho de ressonância móvel da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Através de uma parceria com a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde, o serviço ficará disponível no município por 40 dias, no Parque das Águas. A expectativa é de que 120 pacientes sejam atendidos na cidade com a realização do exame.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, este número de pacientes corresponde à demanda de exames solicitados à Secretaria, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, Daniel Brito ressalta que a Prefeitura irá economizar cerca de R$ 54 mil com a realização das ressonâncias por meio desta parceria com o Governo do Estado.
- A chegada desse equipamento em Resende trará um benefício muito grande à população do município. Em primeiro lugar, porque irá zerar a fila de espera de pacientes que aguardam pela realização do exame. Em segundo lugar, o funcionamento na cidade vai trazer uma economia aos cofres públicos, já que atualmente os exames são contratados pela Prefeitura junto à iniciativa privada – destacou Brito.
A Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura de Resende, entre 8 e 17 horas (segunda à sexta-feira), alerta os pacientes com pedidos já apresentados para esse tipo de diagnóstico por imagem para que compareçam à instituição visando atualizar seus dados. As informações atualizadas serão repassadas à Secretaria de Saúde do Estado, que vai agendar o exame. A ressonância é indicada para identificar alterações na parte óssea e muscular, como problemas de hérnia, de coluna, no joelho e em ligamentos, entre outros.
Assim como a Unidade de Tomografia Móvel, o serviço de Ressonância Móvel foi lançado pelo Governo do Estado com objetivo de atender aos moradores de cidades onde não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou nas quais o sistema atual existente não é capaz de suprir a demanda. Em Resende, a realização dos exames para pacientes do SUS é feita por unidades particulares contratadas pelo Município.
No ano passado, Resende foi o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber a Unidade de Tomografia Móvel, que atendeu na época mais de 200 pacientes do Município. O lançamento do serviço na cidade, no pátio da unidade do Corpo de Bombeiros, onde o tomógrafo ficou instalado, contou com as presenças do governador Sérgio Cabral e do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, ambos do PMDB; do secretário estadual de Saúde e de Defesa Civil, Sérgio Cortes; do prefeito José Rechuan (DEM) e do secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)