quarta-feira, 10 de novembro de 2010


Seminário em Volta Redonda discute Políticas Públicas de Igualdade Racial na região Sul Fluminense

Evento será realizado nesta quarta-feira (10), de 14h às 18h, no Auditório da PMVR


Um seminário vai que será realizado nesta quarta-feira (10), de 14h às 18h, no Auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, vai avaliar as políticas públicas de promoção da igualdade racial na região Sul Fluminense. O seminário Balanço das Políticas Públicas para a Promoção da igualdade Racial no Vale do Paraíba Fluminense é um evento realizado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por meio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da universidade, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), também da UFRJ, e o Observatório de Ouvidoria e Democracia Participativa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial.
O coordenador do Memorial Zumbi dos Palmares e presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Sérgio Gabriel, o Brí, disse que o momento será de avaliar o avanço político do Estatuto da Igualdade Racial nos municípios da região sul fluminense. “Queremos saber como está a situação atual, prevista na política nacional de igualdade racial”. O conselho municipal foi criado em 2007, conta com 20 cadeiras, 10 conselheiros representando a administração e 10 conselheiros para a sociedade civil. A sede é no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília.
Segundo a coordenação do evento, ao longo dos últimos anos, os diversos níveis de governo têm feito esforços para promover o debate e políticas que atendam aos setores e grupos sociais até então excluídos, focando principalmente a comunidade negra. O objetivo do seminário é dar impulso aos projetos que estimulem a formação de gestores públicos para a promoção da igualdade racial na região Sul Fluminense, considerando as características de cada região e as diversas ações em âmbito nacional.
        A participação da UFRJ é considerada fundamental na formação dos novos gestores e fortalecimento do intercâmbio entre a universidade e outras instituições de ensino, com os governos estaduais e federais, os movimentos sociais e a sociedade civil: “Os coordenadores do seminário entendem que as propostas e políticas governamentais para os setores historicamente excluídos, merecem reflexões dentro da comunidade acadêmica, tendo como foco os seus alcances e as suas visibilidades para a sociedade civil como um todo”, explicou Sérgio Bri.
A abertura do evento, às 14h, será feita pelo prefeito Antônio Francisco Neto; a professora Marilea Venâncio Porfírio, diretora do NEPP-DH; e o professor Elidio Marques, coordenador de Ensino do núcleo. A coordenação geral do seminário que vai avaliar as políticas públicas previstas no Estatuto de Igualdade Racial (lei federal), é do professor Vantuil Pereira, coordenador de Extensão do Núcleo de Estudos e Direitos Humanos da UFRJ.
Está prevista ainda a participação do reitor e da vice-reitora da UFRJ, respectivamente Aloísio Teixeira e Sylvia Vargas Melo. O seminário de avaliação terá também a presença de João Carlos Nogueira, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR); Patrícia Magno, defensora pública em atuação no NEPP-DH, graduada em Direitos Humanos pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade Del Chile. O advogado Sebastião de Oliveira representará outros municípios do Sul Fluminense. As inscrições serão feitas no local do evento.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)