quarta-feira, 10 de novembro de 2010


Primeira turma da Guarda Mirim se forma nesta quarta-feira (10)

Segunda turma do projeto inicia também nesta quarta-feira

        A primeira turma da Guarda Mirim de Volta Redonda, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Guarda Municipal (GMVR), encerra o curso nesta quarta-feira (dia 10), quando será realizada uma cerimônia de formatura, às 18h, na quadra da sede da GMVR, na Ilha São João.  
        A cerimônia de formatura vai contar com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto; do secretário municipal de Administração, Carlos Macedo; do comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, entre outras autoridades municipais, além dos alunos e pais de alunos. No mesmo dia será lançada a segunda turma de guardas mirins, que participará de um curso com carga horária de 280 horas (cerca de dois meses de duração).
        Os primeiros 50 estudantes que participaram do projeto foram escolhidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e estudam em 17 escolas de bairros diferentes de Volta Redonda. Todos estavam cursando, na época, o 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, com idade média de 12 anos. O projeto foi criado através de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com o objetivo de prevenir a violência e a criminalidade.
        Após o sucesso alcançado com o primeiro projeto, muito elogiado pelos participantes e pelos pais e responsáveis, o comando da Guarda Municipal de Volta Redonda decidiu continuar com a Guarda Mirim, dando oportunidade aos inúmeros estudantes que entraram em contato com a GMVR, interessados em fazer parte do projeto. “Vamos continuar a passar para as crianças as noções de Planejamento familiar; primeiros socorros; Ética; Direitos Humanos e Cidadania; Prevenção ao uso de entorpecentes; Defesa do patrimônio; Prevenção da violência doméstica; Saúde pública; Educação no trânsito; Prevenção ao uso de drogas (lícitas); Oficina do esporte, entre outras disciplinas, para que se tornem multiplicadores nas suas escolas e famílias”, disse o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
        Os 50 novos alunos serão divididos em duas turmas – manhã e tarde - e foram escolhidos junto com a SMAC (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), através dos Cras (Centro de Referência e Assistência Social). Esta nova turma foi formada exclusivamente por moradores do bairro Água Limpa, com crianças de idade entre 10 e 12 anos, todos estudando em escolas públicas. A nova turma inicia as suas atividades na quarta-feira, dia 10, das 8h às 11h, e das 14h às 17h. As aulas se encerram no dia 22 de dezembro e, logo após, haverá o encerramento com uma viagem cultural e histórica para Petrópolis.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)