quarta-feira, 10 de novembro de 2010


Professora do UGB lança livro na Livraria Veredas

Evento acontecerá no próximo dia 12, às 19 horas, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

A Psicóloga, Viviane Andrade Pereira, que é professora do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), lançará no próximo dia 12 de novembro, o livro ‘Corpo ideal Peso Normal – Transformações na Subjetividade Feminina’ pela Editora Juruá.
 O lançamento acontecerá às 19 horas, na Livraria Veredas, localizada na Rua 14, nº 350, Pontual Shopping, 2º piso, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.
 Viviane Andrade Pereira é  Mestra em Psicologia Social pela UERJ; Psicóloga e Psicanalista. Atua na área de docência e no consultório. Além disso, é formada em Letras e Professora dos Ensinos Fundamental e Médio.
 Sinopse do livro:
 “Na adolescência, deparei-me com as primeiras revistas de dieta, geralmente acopladas a alguma revista feminina ou como edição extra. Não havia a profusão de revistas dedicadas à estética e à beleza como existe hoje. Comecei a entender o universo de dietas, calorias e exercícios físicos e a fórmula pareceu-me fácil: consumir menos do que se gastava. Apesar de não ter muitos quilos a perder, o emagrecimento vinha sempre acompanhado de elogios, somado à sensação de que, ao ter atingido a minha meta, seria possível também comandar a própria vida.
A construção de metas e o significado que o processo de emagrecimento tem, para além dos gramas perdidos, são um conjunto fascinante para compreender parte do que se concebe como “universo feminino”. Na atualidade, além das academias de ginástica, foram introduzidas técnicas mais diretivas, invasivas, de controle exclusivo de um outro de quem as mulheres parecem depender para atingir a felicidade.
Magreza e beleza parecem tornar-se categorias absolutas, desprovidas de qualquer sustentação temporal, significado histórico ou de apropriação singular. A leitura deste trabalho é um convite a mergulhar em um mundo onde o cuidado de si está no espelho da outra”.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)