quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Prefeitura de Resende amplia atendimento a estudantes portadores de deficiência


Número de alunos atendidos passou de 300 para 410


Entre janeiro do ano passado e outubro deste ano, a Prefeitura ampliou o número de estudantes com deficiência em idade escolar atendidos nas escolas municipais. O número de alunos beneficiados passou de aproximadamente 300 para 410 neste período. Além disso, a atual administração implantou salas de recursos especiais em mais quatro unidades de ensino do Município. No ano passado, o serviço chegou às escolas Sagrado Coração (Lavapés) e Jorge Miguel Jaime (Toyota). Já neste ano, as escolas Júlio Verner (Vila Vicentina II) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) receberam uma sala de recursos, cada.
O balanço sobre as ações desenvolvidas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) no ensino para estudantes portadores de deficiência foi destacado na manhã desta terça-feira, dia 23, pela secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro. Segundo ela, diversas ações foram implementadas durante o ano letivo de 2010, visando proporcionar a inclusão de um maior número de alunos com deficiência nas escolas municipais.
Uma das ações implementadas foi a criação do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), que atende não só a crianças de Resende como também estudantes residentes nas cidades de Porto Real, Quatis e Itatiaia. Através de uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, que atuam em parceria com profissionais de outras duas secretarias municipais (Saúde e Assistência Social), o CEMAE proporciona atendimento multiprofissional aos alunos da rede municipal de ensino, oferecendo-lhes apoio pedagógico e atividades na área da educação especial.
A educação especial em Resende é oferecida nas seguintes instituições de ensino: CEDEVIR (Centro Educacional Municipal de Atendimento aos Deficientes Visuais de Resende); Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio, destinada exclusivamente ao atendimento dos estudantes portadores de deficiência auditiva, entre a educação infantil e o nono ano do ensino fundamental; a Escola Eduard Michelin (Associação Pestalozzi de Resende), responsável pelo atendimento a portadores de deficiência intelectual; e o AEE (Atendimento Educacional Especializado), oferecido através de 18 salas de recursos distribuídas em 13 escolas municipais. Em menos de dois anos, a administração do prefeito José Rechuan implantou mais quatro salas de recursos especiais, elevando para 18 o número destas salas existentes na rede municipal.
As salas de recursos especiais oferecem atendimento pedagógico especializado, atendendo a um grupo de alunos incluídos em classes regulares e funcionam em dois turnos, beneficiando o aluno no horário oposto em que está matriculado nas classes regulares.
As 13 unidades escolares que contam com salas de recursos são as escolas Getúlio Vargas, Agodão Doce e Abrahão Hermano Ribenboim, as três localizadas na Cidade da Alegria; Dona Mariúcha (Santo Amaro), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Maria Dulce Chaves (Novo Surubi), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Visconde de Mauá, Doutor Jorge Miguel Jaime (Toyota) e na Sagrado Coração (Lavapés).
Segundo a professora Terezinha Saloto, coordenadora do CEMAE, outro passo importante da atual administração em benefício da inclusão de pessoas com deficiência foi a realização de Curso de Libras para professores da rede municipal e a realização da Semana da Pessoa com Deficiência, que aconteceu no mês de agosto deste ano, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).
- Durante essa semana, tivemos palestras e ações importantes voltadas para profissionais da educação, pais e responsáveis por alunos da rede municipal portadores de deficiência, além de apresentações de corais de escolas públicas e atividades de esporte e lazer, visando principalmente estimular o debate sobre a importância da inclusão social para essa parcela importante da população - disse Terezinha.
A coordenadora lembrou que a palestra de maior destaque realizada durante a semana da pessoa com deficiência foi a do professor, escritor e conferencista internacional Jairo de Paula, que reuniu cerca de mil educadores das escolas municipais, no Teatro da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)