terça-feira, 30 de novembro de 2010

Prefeitura de Resende coloca cinco áreaspara instalação de postos de policiamento



Guarda Municipal funcionará em nova sede, na Liberdade

O superintendente de Ordem Pública do Município de Resende, José Antônio dos Santos - Ed Murphy, participa entre os dias 01 e 03 de dezembro (quarta, quinta e sexta-feira desta semana), na cidade de Belo Horizonte, da reunião do CONSEMS (Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança). A participação do superintendente no encontro é proveniente do movimento que resultou este ano na criação do Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Paraíba, cuja mobilização partiu da Prefeitura de Resende. Na reunião, o superintendente irá reforçar, junto ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o pedido para a instalação de cinco unidades do PPC (Posto de Policiamento Comunitário) em Resende.
- Desde que fomos informados que o Ministério da Justiça pretende instalar unidades do PPC nas cidades integrantes de consórcios de segurança, ficamos na expectativa de que Resende fosse contemplada. Já enviamos ao órgão a relação de cinco possíveis locais para a instalação das unidades e a Prefeitura se colocou a disposição para ceder os respectivos terrenos – explicou o superintendente, salientando que o PPC é operado em conjunto pela Guarda Municipal e a Polícia Militar.
O superintendente destacou que as áreas indicadas pela Prefeitura estão situadas nos seguintes locais: conjunto habitacional Jardim Primavera, devido à proximidade do bairro com o Acesso Oeste; Parque Tobogã (Alvorada); distrito da Fumaça, na zona rural da cidade; Fazenda da Barra I; e distrito de Engenheiro Passos. Ed Murphy lembrou ainda que o distrito da Fumaça passou a contar, no atual governo, com policiamento ostensivo através de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, que mantém uma viatura de prontidão no local 24 horas por dia. Já o distrito de Engenheiro Passos recebeu em 2010 uma viatura exclusiva da Guarda Municipal, entregue à comunidade pelo prefeito José Rechuan (DEM).
A construção dos postos de policiamento comunitário está prevista dentro da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que prevê entre 2011 e 2014 a construção de 2.883 postos de policiamento comunitário em todo o país, através do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania). O PAC 2 está destinando recursos da ordem R$ 3,2 bilhões para serem investidos pelo PRONASCI durante quatro anos.
- O objetivo do posto é aproximar os policiais da população, de modo que os agentes de segurança trabalhem em parceria na prevenção de crimes, o que vem ocorrendo com sucesso no Rio de Janeiro, através das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Estas unidades funcionam no mesmo modelo do PPC. Além disso, a instalação dessas cinco unidades em Resende reforçará as ações na área de segurança, uma vez que cada unidade é equipada com sistema de vídeo-monitoramento composto por dez câmeras que serão instaladas na cidade e anda mais duas viaturas e duas motocicletas. – ressaltou o superintendente.
Ed Murphy lembrou que em breve a Prefeitura inaugura no município o sistema de monitoramento da cidade, que será feito através de 19 câmeras instaladas em várias áreas. Este sistema será operado pela Guarda Municipal, cujo batalhão será transferido nas próximas semanas da Avenida Dorival Marcondes Godoy, na entrada da cidade, para a Avenida Rui Barbosa, no bairro Liberdade, na antiga garagem da Viação Manejo.
- Este imóvel será reformado, através da realização de reparos no sistema de energia elétrica e hidráulico, serviços de pintura e a recuperação do telhado. Além de possuir uma área coberta para o estacionamento das viaturas, a nova sede vai oferecer acomodações melhores para os agentes da corporação – anunciou.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)